Ajude a manter o TextoLivre.

CONSTRUINDO UMA CASA ECOLÓGICA

                             CONSTRUINDO UMA CASA ECOLÓGICA

O primeiro tipo de casa auto-sustentável é aquela realmente integrada ao meio ambiente como a dos indígenas (ocas) e dos esquimós (iglus).

O debate mundial sobre a necessidade de construções com menor impacto ambiental começou após a primeira crise do petróleo em 1973. A elevação exagerada dos preços impostas pelos países exportadores obrigaram o mundo a pensar em novos modelos de vida e uso de energia.

Em 1992, na cidade do Rio de Janeiro, houve a Rio'92, onde foram dados os primeiros passos concretos para a criação de sistemas que buscasse, por meio das edificações, reproduzir ao máximo as caracterísitcas do meio ambiente construido. Nascia a construção sustentável incorporando o conceito de ecologia na habitação.

A sociedade moderna urbana e consciente vem, cada vez mais, otando por construçãosustentável. Na verdade não são casas ecológicas como as dos indígenas ou esquimós, mas apenas sustentável. São  casas adaptadas ao nosso modo de viver, assumindo a responsabilidade pelos nossos resíduos, buscando reaproveitá-los, gerindo de maneira adequada os recursos naturais para que não venham a faltar para as futuras gerações.

São utilizados critérios que não impactam o meio ambiente como o uso de matérias primas renováveis e com certificado de origem, recicláveis ou sem componentes tóxicos, evitando-se o uso de componentes elaborados industrialmente.

A construção ecológica e sustentável é, antes de tudo, urbanismo e meio ambiente em harmonia.

Nicéas Romeo Zanchett - Tel. (21)24282030 - romeozanchett@oi.com.br

LINKS RELACIONADOS >>

http://casaecologica-comoconstruir.spaceblog.com.br

http://tijoloecologico-solocimento.spaceblog.com.br

http://enricorio.com - > Fábrica de Tijolos solo-cimento no Rio de Janeiro

 

 
© 2011 Texto Livre - Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.

Compartilhe

 
Joomla Extensions: from JoomlaShack