Ajude a manter o TextoLivre.

Ler por Prazer: seria algo contagiante?


Ler por Prazer: seria algo contagiante?

Rovana Chaves

A leitura é algo contagiante? O que você acha? Bem... podemos dizer que sim, não é mesmo?

Digo isso, porque pensa comigo, você já viu alguém que não gosta de ler, querer fervorosamente que outra pessoa leia? E ainda por cima lhe dizer que “leitora é um bom hábito”? Ora, já conversamos noutro texto, que a leitura deve ser feita por prazer, e não por hábito. Ela é muito mais grandiosa do que uma ação que fazemos inconscientemente única e exclusivamente porque ela faz parte do nosso cotidiano.

Desse modo, acho difícil que os alunos venham a ter gosto pela leitura, a partir da motivação de alguns dos seus professores que não a praticam. Não vou generalizar falando que nenhum professor lê, já que isso seria injusto. Há sim professores que lêem, e que praticam a leitura constantemente, com amor, prazer, satisfação e realização.

Assim, seria tão mais fácil conversar com quem realmente gosta de ler, para sentir o amor e a empolgação existente em cada palavra proferida referente à leitura... com certeza, você ficaria encantado! É muito diferente de você falar com alguém que quer forçá-lo a ler, simplesmente para que você aprenda a escrever melhor! Nossa! Escrever melhor... a leitura não se resume unicamente a esta função. A leitura é simplesmente grandiosa! Ela vem da subjetividade do ser humano, ela é capaz de nos proporcionar uma leveza de espírito simplesmente maravilhosa, ao mesmo tempo em que pode nos acalmar e nos ser companheira.

Ler... ler e ler... mas por gostar, por querer. E não porque alguém nos forçou a isso. Aproveito para sugerir, a todos os educadores, e profissionais das diversas áreas de atuação, a praticarem a leitura. Podem começar de leve, e ir aprofundando mais, na medida em que a familiaridade com as palavras escritas for acontecendo. Não adianta querer incutir na cabeça de alguém o ato da leitura com paixão, se não se sente paixão quando se lê.

Logo, vamos todos ter paixão e prazer pela leitura. Os que já os têm continuem tendo ainda mais, e os que não os têm, que aos poucos se contagiem a tê-los. Só assim é que poderemos mudar o rumo. A leitura pode contagiar sim. Mas ela só contagia, quando o amor por ela é sincero, quando o prazer por ela brota nos olhos do fiel leitor ao falar da sua paixão pelo mundo das letras.

Maio/2009

 
© 2011 Texto Livre - Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.

Compartilhe

 
Joomla Template: by JoomlaShack.com