Ajude a manter o TextoLivre.

A BÊNÇÃO DO SENHOR É QUE ENRIQUECE, E ELE NÃO ACRESCENTA DORES.

A BÊNÇÃO DO SENHOR É QUE ENRIQUECE, E ELE NÃO ACRESCENTA DORES.

(Provérbios 10.22)

Pr. Teófilo Karkle

 

Preâmbulo: Hoje aprenderemos como contar as bênçãos do Senhor. Nosso testemunho tem que ser legitimo e contar-lo sem Omissão e sem Exageração da benção. Outra coisa triste é ver a pessoa que recebeu a benção e não teve nenhuma reação de alegria. Gosto de pessoas que sabem valorizar, admirar e se alegrar. Vejamos a atitude daqueles 4 leprosos: (2 Rs 7.4) Se dissermos: Entremos na cidade, há fome na cidade, e morreremos aí; e se ficarmos aqui, também morreremos. Vamos nós, pois, agora, e passemos para o arraial dos sírios; se nos deixarem viver, viveremos, e se nos matarem, tão-somente morreremos.

Existem bênçãos que são produtos da esperteza, da sagacidade, de uma conta mal feita para favorecer a si próprio. Deus aborrece isso. (Lv 19.35) Não cometereis injustiça no juízo, nem na vara, nem no peso, nem na medida.

 

I - CONTANDO A BENÇÃO DO SENHOR CORRETAMENTE

1.     Omissão das bênçãos: Tem pessoas que viver como que não recebeu a benção: (1 Co 4.7) Porque, quem te faz diferente? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido?

2.     Omissão dos Dízimos: O pastor não pode saber quanto ganho. Pois senão terei que dar um Dízimo Verdadeiro, prefiro dar um dizimo menor, pois menor será também a benção. A entrega do Dízimo deveria ser igual que a Declaração do Imposto de Renda calculado pelo contador.

3.     Diminuição da benção: Como o repórter dos Gibeonitas na época da conquista (Js 9.3-5) os moradores de Gibeom ouvindo o que Josué fizera com Jericó e com Ai, usaram de astúcia, e foram e se fingiram embaixadores, e levando sacos velhos sobre os seus jumentos, e odres de vinho, velhos, e rotos, e remendados; E nos seus pés sapatos velhos e remendados, e roupas velhas sobre si; e todo o pão que traziam para o caminho era seco e bolorento.

4.     Exageração da benção: Tem pessoas que aumentam a benção mais alem da realidade: A tendência é arredondar números, para que seja mais fantástico. 200 pessoas aceitaram a Jesus, mas na verdade foram 192. Tinha mais de mil pessoas no culto, quando alguém contou e descobriu que havia 623.

5.     Uso na hipérbole: (Sl 6.6) Já estou cansado do meu gemido, toda a noite faço nadar a minha cama; molho o meu leito com as minhas lágrimas. Isso é Jactância. Jejuo 3 vezes na semana, oro todos os dias as 5 da madrugada. Sempre que conheço esse tipo de pessoa, vejo um grande defeito nele, ele condena os que não fazem algo parecido como ele.

6.     Mostrando a benção como Ezequias: (Is 39.1,2) Naquele tempo enviou Merodaque-Baladã, filho de Baladã, rei de babilônia, cartas e um presente a Ezequias, porque tinha ouvido dizer que havia estado doente e que já tinha convalescido. E Ezequias se alegrou com eles, e lhes mostrou a casa do seu tesouro, a prata, e o ouro, e as especiarias, e os melhores ungüentos, e toda a sua casa de armas, e tudo quanto se achava nos seus tesouros; coisa nenhuma houve, nem em sua casa, nem em todo o seu domínio, que Ezequias não lhes mostrasse.

7.     Descobrindo a benção como a Rainha de Sabá: (2 Cr 9.1-8) E ouvindo a rainha de Sabá a fama de Salomão, veio a Jerusalém, para prová-lo com questões difíceis, com um grande séquito, e com camelos carregados de especiarias; ouro em abundância e pedras preciosas; e foi a Salomão, e falou com ele de tudo o que tinha no seu coração. (2) E Salomão lhe respondeu a todas as suas questões; e não houve nada que não lhe pudesse esclarecer. (3) Vendo, pois, a rainha de Sabá a sabedoria de Salomão, e a casa que edificara; (4) E as iguarias da sua mesa, o assentar dos seus servos, o estar dos seus criados, e as vestes deles; e os seus copeiros e as vestes deles; e a sua subida pela qual ele chegava à casa do SENHOR, ela ficou como fora de si. (5) Então disse ao rei: Era verdade a palavra que ouvi na minha terra acerca dos teus feitos e da tua sabedoria. (6) Porém não cria naquelas palavras, até que vim, e meus olhos o viram, e eis que não me disseram a metade da grandeza da tua sabedoria; sobrepujaste a fama que ouvi. (7) Bem-aventurados os teus homens, e bem-aventurados estes teus servos, que estão sempre diante de ti, e ouvem a tua sabedoria! (8) Bendito seja o SENHOR teu Deus, que se agradou de ti para te colocar no seu trono como rei para o SENHOR teu Deus; porque teu Deus ama a Israel, para estabelecê-lo perpetuamente; por isso te constituiu rei sobre eles para fazeres juízo e justiça.

 

III - DEFININDO AS BÊNÇÃOS DO SENHOR

1.     A benção do Senhor pode e devem ser contada: Tem pessoas que não podem contar a sua benção. Primeiro por que está chamando de benção o que não é benção. As bênçãos de Deus não procedem de mãos impuras, de negócios desonestos, de engano, nem de usura ou agiotagem. Negócios que envolvem mentiras, preocupações, angústias, noites de insônia e riscos não são bênçãos do Senhor.

2.     A benção do Senhor tem estabilidade: Como a Farinha e o Azeite em Serepta que não acabou ate a chegada da chuva e da nova colheita. (1 Rs 17.14 e 16) Porque assim diz o Senhor Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra. (16) Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou; conforme a palavra do Senhor, que ele falara pelo ministério de Elias.

3.     A benção do Senhor provoca uma grande alegria: O recebimento de uma benção do Senhor provocará em nós muitas alegrias a ponto de nós testemunharmos sobre ela. (Sl 126.2) É a nossa boca se enchendo de riso e a nossa língua de cântico; é nós dizendo pra todo mundo: Grandes coisas fez o Senhor por nós.

4.     A benção do Senhor é certa, segura, verdadeira: Sé é chuva e na estação da chuva. (Zc 10.1) Pedi ao Senhor chuva no tempo da chuva serôdia, sim, ao Senhor que faz relâmpagos; e lhes dará chuvas abundantes, e a cada um erva no campo.

5.     A benção do Senhor é a ausência da esterilidade: (Dt 7.14) Bendito serás mais do que todos os povos; não haverá estéril entre ti, seja homem, seja mulher, nem entre os teus animais.

6.     A benção do Senhor não gera gastos: Se algo esta dando despesas para consertar, conservar deixou de ser benção de Deus e passou a ser dores. A benção do Senhor não precisa consertá-la. Ela é duradoura e não precisa usar remendo. A benção do Senhor não é uma dor de cabeça.

 

IV – DEFININDO O QUE NÃO É BENÇÃO, MAS SÃO DORES.

1.     Uma casa como benção: Pode ser pequena, de madeira, mas que não tenha goteiras, que a portas se fechem corretamente. Que as janelas se abram. Que a instalação elétrica seja bem feita. Que funcione a parte hidráulica. Que não tenha ninho de pombinhas.

2.     Um cachorro como benção: Este animal será dócil, não será chorão, não ficará cavando buracos por baixo do muro para escapar. Não terá pulgas, carrapatos e outras doenças (Dt 28.22) E o Senhor te dará abundância de bens no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto do teu solo, sobre a terra que o Senhor jurou a teus pais te dar.

3.     Um carro como benção: Ele não passará o tempo todo no conserto, não cairá à roda, não fará um monte de fumaça. Que a tua garagem tenha sua dimensão certa, que não fique o pára-choque encostado na porta, que nem da para passar, nem para fechar a porta. Que não seja uma lona cobrindo o teu veiculo, mas um telhado.

4.     Um namoro como benção: Não será um fraco espiritualmente que vive tropeçando nas suas palavras. Não induzirá a negligenciar nas coisas do Senhor. Não será um jugo desigual.

5.     Um emprego como benção: (Dt 28.8) O Senhor mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros, e em tudo o que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te der o Senhor teu Deus.

6.     Uma cama como benção: Que seja confortável, boa, quentinha. Que não haja insônia nela. Nem macula. Nem murmuração. Que a suas coberta sejam amplas. Conheça a cama do homem que não tem a benção do Senhor (Is 28.20) Porque a cama será tão curta que ninguém se poderá estender nela; e o cobertor tão estreito que ninguém se poderá cobrir com ele.

7.     Um campo como benção: Conheceremos o campo de um homem que não tem a benção do Senhor: (Pr 24.30,31) Passei pelo campo do preguiçoso, e junto à vinha do homem falto de entendimento, eis que estava toda cheia de cardos, e a sua superfície coberta de urtiga, e o seu muro de pedras estava derrubado.

 
© 2011 Texto Livre - Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.

Compartilhe

 
Free Joomla Templates from JoomlaShack