Ajude a manter o TextoLivre.

O voto de cabresto

No dicionário da língua portuguesa a palavra CABRESTO significa corda amarrada no formato da cara do cavalo deixando-a longa para puxá-lo, pode-se acrescentar o freio que é uma peça de metal presa à boca do animal; eu, como cresci na área rural entendo bem o significado da palavra cabresto usada nos equinos, mas me recuso a entender e aceitar o tal do voto de cabresto, que ainda insiste em sair da tumba e assombrar os moradores da modernidade, pode isso?

O voto de cabresto não deveria mais existir, uma vez que esse tipo de prática política acontecia no período do coronelismo no Brasil (1889-1930), onde o coronel grande proprietário de terras, fazia o controle do poder político através do abuso da autoridade, da compra de voto e da pressão financeira e psicológica; isso é bom destacar acontecia nas regiões mais pobres do Brasil. O coronel garantia para o candidato que o apoiava, uma quantia específica de votos e para isso utilizava de todos os meios, principalmente o da violência, para assim conseguir seu objetivo. Como o voto era aberto, os eleitores eram vigiados, fiscalizados pelos capangas do coronel para naquele determinado “curral eleitoral”, garantir os votos prometidos, votos de cabresto, aos candidatos a deputados ou a outros cargos.

Hoje, não é possível utilizar a mesma tática, no entanto se utilizam de outras, que lembram muito a prática do coronel, comprando o voto e anotando a zona e a seção onde as pessoas votam, para depois conferir se houve mesmo o número de votos que se esperava; todavia não é possível agir como os coronéis, pois na hora do voto é você e a urna, o voto é seu. Fique atento nas atitudes dos “Coronéis da modernidade”, mostre a eles que você pensa e analisa, você sabe votar. Vote nos candidatos que pensam e fazem benefícios com o seu voto, propiciando Leis de interesse coletivo e não aqueles que arrumam um empreguinho aqui, um favorzinho ali para uns gatos pingados que ficam atrelados a eles.

O Voto é seu, você decide quem estará no poder, use essa arma em beneficio da sua cidade e do seu bairro e não apenas em benefício próprio! Volte seu olhar para o todo, faça o que a maioria dos candidatos e dos políticos não sabe fazer, olhar para o todo, agindo com cidadania. Vamos dar um banho de cidadania neles!

                                                        Vote certo!!!!!   

 

 

 
© 2011 Texto Livre - Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.

Compartilhe

 
Joomla Template from JoomlaShack.com