Ajude a manter o TextoLivre.

FUTURO IMEDIATO E FUTURO DO PRESENTE

FUTURO IMEDIATO:   Indica uma ação que vai acontecer em qualquer ponto do futuro seja ele próximo ou longínquo, para isso devemos considerar que  somente o tempo é chamado de Futuro Imediato mas isso não nos dá uma  perspectiva  segura  que a  ação  se  dará  imediatamente, pode ser que  demora ou não. 

IR  + INFINITIVO     

Formação:  verbo ir mais um verbo em infinitivo  que não seja  contradizente nem redundante.

Eu  vou  estudar  na melhor universidade  brasileira. 

Você  vai  trabalhar  na  Universidade  Nacional  neste  semestre.

Ele  vai  comprar  a  casa  da  esquina.

Nós  vamos  participar  de  um concurso  de  danças  regionais.

Vocês  vão  organizar  um  congresso  internacional  de  tecnologia.

Eles  vão  comer  uma deliciosa  feijoada . 

 

Não podemos usar o Futuro Imediato quando os verbos se chocam, se conflitam ou são redundantes.

Eu  vou  voltar   -    No momento em que um vai o outro volta.        

Você vai  ficar   -   No momento em que um vai o ou fica.

Nós vamos  sair  -   No momento em que um vai o outro também.    

Eles vão  ir  -   Os dois são o mesmo verbo um conjugado e o outro sem conjugar.                                

 

      Quando existem conflitos, redundância ou  disputa verbal  o que devemos fazer é saber qual verbo é o que realmente estamos querendo dizer, uma vez identificado o verbo mais importante, elimina-se o que causa o conflito e muda-se de tempo verbal, geralmente o verbo causador dos conflitos é o que aparece conjugado ou seja o verbo ir.

     O tempo verbal que será usado em substituição ao Futuro imediato nos casos de  confrontos entre os verbos será o Futuro do Presente.

     Quando estamos proibidos gramaticalmente de usarmos o Futuro Imediato usaremos o Futuro do Presente e somos conscientes de que ele diz exatamente o mesmo que diria o Futuro Imediato e nos ajuda eliminando o conflito.

FUTURO DO PRESENTE:   Indica uma ação que vai acontecer em qualquer ponto do futuro seja ele próximo ou longínquo, para isso devemos considerar que  somente o tempo é chamado de Futuro Imediato mas isso não nos dá uma  perspectiva  segura  que a  ação  se  dará  imediatamente, pode ser que  demora ou não

INFINITIVO  + SUFIXOS

Formação:     O Futuro do Presente se forma a partir do infinitivo mais a adição de um sufixos correspondente a pessoas específicas.

Para Eu o sufixo é  ei.

Para  Você, Ele e Ela  o sufixo é á . ei

Para Nós o sufixo é  emos.

Para Vocês, Eles e Elas  o sufixo é  ao.

 

 

 

 


Vamos resolver os  problemas referentes aos conflitos verbais provocado basicamente por causa da existência de dois verbos próximos dentro da oração. O primeiro passo é eliminar o verbo ir que está conjugado, depois fazer a aplicação do sufixo no infinitivo respeitando a pessoa correspondente.

 


Para não dizer:  Eu vou   voltar, elimina-se o verbo ir conjugado que é o causador do conflito e adiciona-se  ao infinitivo o sufixo correspondente à  pessoa  a ser  representada.

Considerando que vou pertence  a  eu , usa-se  o sufixo  ei  no final do infinitivo:   Eu voltarei

Para não dizer: Nós vamos  ficar, elimina-se o verbo ir  conjugado que é o causador do conflito  e adiciona-se  ao infinitivo o sufixo correspondente à  pessoa  a ser  representada.

Considerando que vamos  pertence  a  nós , usa-se  o sufixo  emos  no final do infinitivo:   Eu voltaremos.   

Para não dizer:  Ela vai  sair, elimina-se o verbo ir conjugado que é o causador do conflito e adiciona-se  ao infinitivo o sufixo correspondente à  pessoa  a ser  representada.                            

Considerando que vai  pertence  a você, ele e ela  , usa-se  o sufixo  á  no final do infinitivo:  Ela voltará

Para não dizer:  Eles vão  ir  , elimina-se o verbo ir conjugado   que é o causador do conflito e adiciona-se  ao infinitivo o sufixo correspondente à  pessoa  a ser  representada.                               

Considerando que vão pertence  a  vocês, eles e elas , usa-se  o sufixo  ão  no final do infinitivo:  Eles voltarão.

Para o FUTURO DO PRESENTE  existem algumas exceções que devem ser consideradas, por se tratar de verbos que perdem os elementos ZE  no momento da aplicação dos sufixos.    

 


TRAZER                            DIZER                              FAZER 

 

Eu         trarei                  Eu         direi                   Eu             farei

Você    trará                    Você    dirá                    Você         fará

Ele        trará                    Ele       dirá                    Ele             fará            

Ela        trará                    Ela       dirá                    Ela             fará

Nós      traremos             Nós     diremos            Nós           faremos

Vocês  trarão                  Vocês  dirão                 Vocês        farão

Eles      trarão                  Eles     dirão                 Eles            farão

Elas      trarão                  Elas     dirão                 Elas            farão

 

 

EXERCÍCIOS PRÁTICOS DE FUTURO IMEDIATO E DE FUTURO DO PRESENTE.

 

1.       Hoje __________  à Universidade Nacional  porque _____________ com o doutor José da Silva Peres, sobre minha tese, ele_______________ o esboço de meu projeto e também _______________. Este ano _______________ minha carreira e quero concluir com êxito, para isso _______________ grande parte de meu tempo para pesquisar e analisar meus documentos referentes à conclusão de meus cursos.  

 

2.       Amanhã ______________ o Mosteiro de Santa Catarina , _______________ lá  por mais ou menos duas horas, ________________ todas as ruas internas do Mosteiro e ________________ nas casas onde os freiras viveram, uma guia nos ________________, ela __________________ sobre tudo o que aconteceu dentro do Mosteiro na época em que as meninas que queriam ser  separadas para o serviço da igreja eram levadas para viverem reclusas. A guia também __________________ como funcionava a parte administrativa do Mosteiro e como as famílias das freiras faziam para visitá-las.

 

3.       No próximo ano ________________ ao Brasil, porque ________________ os  tramites de meus  documentos para fazer um mestrado na Universidade de São Paulo a USP, _________________ sozinho porque minha noiva não _______________  na viagem, ele disse que  _______________ à rodoviária e também _________________ o ônibus, depois que ele partir ela _______________ para sua casa e certamente ela _______________ muito com saudades dos nossos belos momentos. Durante o tempo que eu ficar no Brasil ________________ para ela várias vezes, quero aproveitar o período de estadia lá, para conhecer muitos lugares diferentes e desejo  também conseguir um trabalho ainda que seja de meio-período para que eu não dependa 100% dos recursos de meus pais. Conseguindo um emprego ________________ e ________________ dinheiro para   devolver o que me emprestaram e o que investiram em mim.           

 

4.       Quando eu terminar meus estudos universitários __________________ e _______________ a trabalhar em uma multinacional __________________ e ser o melhor funcionário para que eu consiga uma promoção, ________________ bastante até que eu tenha muita experiência porque ________________ uma empresa e _______________ duro para que eu possa descansar e estando já farto de tanto trabalhar __________________ umas merecidas férias, ________________ pelo mundo inteiro e __________________ gente diferente e novas culturas, ______________ um pouco de tudo e até ________________ o luxo de desfrutar bem minha bela vida.      

 

5.       O que você __________________ quando deixar de trabalhar?

Quando eu deixar de trabalhar eu _________________, ________________, _______________ mais tempo com minha família e _______________ tudo o que sempre desejei.

 
© 2011 Texto Livre - Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.

Compartilhe

 
Joomla Templates by JoomlaShack