Ajude a manter o TextoLivre.

Ilhas marítimas

       As ilhas são formadas de diversas maneiras. Porções de terra às vezes se desprendem dos continentes e são levadas para o mar em placas oceânicas. Esses fragmentos constituem as maiores ilhas do mundo. O vulcanismo submarino forma ilhas e cadeias insulares como a Islândia, o Havaí e afloramentos de coral em águas rasas; e por vezes acaba secando a terra. As ilhas surgem e desaparecem num processo constante à medida que o nível do mar flutua.

       Charles Darwin, em 1835, foi o primeiro a conjeturar que os atóis de coral arredondados das águas tropicais se haviam erguido, em restos de vulcões outrora ativos

       Com o afundamento do vulcão, desenvolve-se umj recife de coral em suas laterais submersas, logo abaixo da superfície, denominado recife em franja. O que restou do vulcão é tomado por vegetação

       O vulcão extinto praticamente desaparece, mas a forma das novas ilhas de coral indica a forma cônica da montanha afundada

 

       Cidade de coral

       A Grande Barreira de Coral da Austrália, mais longa estrutura de coral do mundo, estende-se por 2.027km, tendo alcançado mais de 300m de altura. Algumas ilhas de coral desenvolve-se no fundo do mar, sem estar ancoradas num vulcão extinto ou montanha submersa. Os corais só sobrevivem em águas rasas, por isso essas ilhas altas erguiam-se à medida que se elevava o nível do mar.

 

       Madagascar: Uma arca de Noé

       A ilha de Madagascar encerra espécies únicas. Após desligar-se do continente africano, tornou-se novo habitat para muitos animais em evolução. Um dos seres vivos mais exóticos de Madagascar é o taiobá, uma árvore de tronco esponjoso, rica em reservas de água, que se esvazia quando derrubada.

       Fato: A Ilha de Surtsey, próxima à Islândia, surgiu em 1963, quando uma violenta erupção vulcânica irrompeu na superfície do Mar do Norte.

 

       As maiores ilhas do mundo

       As maiores ilhas do mundo não são vulcânicas: todas são extensões de terra separadas pelas águas de uma grande massa continental. A Austrália, por exemplo, é tão grande que nem se classifica como ilha, mas como um continente independente.

       Atlântico Norte. Cerca de 85% da Groenlândia são cobertos de gelo, que em alguns pontos chegam a 3km de espessura. Corresponde a 10% da água doce do mundo.

       Nova Guiné, Australásiaa. área, 808.510km2. Os extremos naturais tornam a Nova Guiné uma das mais perigosas ilhas da Terra. Vulcões pontilham sua cadeia de montanhas, e tsunamis(ondas sísmicas) são de ocorrência comum ao longo da costa da ilha.

       Bornéu. Mar do Sul da China. Área, 757.050km2. Encerra a maior gruta do mundo, a Câmara Sarawak, a 300m de profundidade.

       Madagascar. Oceano Índico. Area, 594.100km2. Isolada do continente africano, Madagascar desenvolveu flora e fauna singulares.

       Sumatra. Área, 524.100km2. Seu lago Toba é uma imensa cratera de 1.166km2, formada a partir de da explosão de um vulcão há cerca de 60 mil anos.

       Ilha Baffin. Ártico Canadense. Área, 476.070km2. É a maior ilha do arquipélago Ártico canadense.

       Honshu. Mar do Japão. Área, 230.455km2. Contém a maior massa urbana do mundo, Tóqui-Yokohama.

       Grã-Bretanha. Atlântico Norte. Área, 229.870km2. A grã-Bretanha ocupa 1/1.000 da superfície da Terra, mas tem apenas 1/100 de sua população.

       Ilha de Ellesmere. Ártico canadense. Área, 212.690km2. Uma saliência rochosa de gelo forma ilhas de gelo semelhantes a jangadas, que tem sido usadas como estações de pesquisa flutuantes.

       Ilha Victória. Ártico Canadense. Área, 212.200km2. A terceira maior ilha do arquipélago do Ártico Canadense explorada por europeus a partir de 1851.

 

       Termos-chave

       Atol. Anel de ilhas de coral, que encerra uma lagoa formado num vulcão afundado

       Ilhota. Pequena ilha num rio

       Key. Ilha rasa, em geral na Antilhas

       Crannog. Ilha artificial feita para habitação

       Recife. Rochedo ou série de rochedos na superfície do mar ou próximos a ela

       Arquipélago. Cadeia ou conjunto de ilhas.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Superenciclopédia Ilustrada - Enciclopédia Seleções, tradução Stela Maris Gandour...et all, Rio de Janeiro, Reader's Digest, 2004, a quem agradeço pela autorização para reprodução deste texto. E-mail atendimento@seleções.com.br

 
© 2011 Texto Livre - Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.

Compartilhe

 
Joomla Training by JoomlaShack