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Resenha: A IMPORTÂNCIA DA MÍDIA NA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL
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Resenha: A IMPORTÂNCIA DA MÍDIA NA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

O artigo, “A importância da mídia na conscientização ambiental”, de Eliana de Souza Lima, delineia o valor de encarecermos um acordo em sociedade, e o controle que os meios de comunicação social exercem, tanto na arte da influência, como na concepção de conceito e pontos de vistas sobre conscientização ambiental.

Menciona a gênese do interesse da mídia em relação ao meio ambiente, que se deu início em 1992 no Rio de Janeiro, por meio da Conferência da ONU, apresentada como RIO 92. Seria a partir dessa conferência, a primeira evidência, em que a mídia priorizou, se importou com os acontecimentos em relação ao meio ambiente.

A jornalista assegura que, por meio da junção dos empenhos de ONGs, das mídias e do governo, seria presumível criar na população uma conexão entre seu cotidiano e a preservação da esfera ambiental. Porém, é imprescindível, que os meios de comunicação tenham moral e competência para abordar o assunto supracitado. Onde o jornalismo deve cientificar impecavelmente e minuciosamente os motivos e as consequências da deterioração do ambiente, sem acender detrimento ao bem-estar da sociedade.

Afirma-se que, ante os meios de comunicação sem finura, a elaboração ruim das informações dá-se por meio da carência cultural dos jornalistas. Eliana garante que a mídia precisa auxiliar os ledores no desenvolvimento das ideias e instigar o discernimento, no entanto, as absorções das notícias são liberadas de forma desorganizada, sem juízo crítico, o que prejudica essa percepção.

Conforme Eliana compete às instituições formarem jornalistas competentes e responsáveis, determinando a particularização de conhecimento e uma severa ponderação dos veículos de informação, pois as universidades poderão exercer a função de compor periodistas a serviço da população, apenas quando sanarem as lacunas práticas presentes nas instituições.

O artigo é bem ordenado, com ideias proferidas, e temas cruciais contemporaneamente. Organiza um ponto de vista entre a conscientização ambiental, a sociedade e a negociação das notícias, exercendo o papel de aconselhar, para que a população desenvolva uma visão crítica e se conscientize, sobre o valor do meio ambiente e os efeitos causados em decorrência da mídia.  

 
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