November 23, 2024

Como utilizar vinho branco para cozinhar?

bebida

bebida

Além de uma excelente bebida para desfrutar em bares e restaurantes, o vinho branco também serve como um excelente ingrediente para transformar diversas receitas e deixá-las ainda mais saborosas.

Apesar de uma prática comum, muitas pessoas possuem grandes dúvidas, como: qual o melhor vinho branco para cozinhar? Qualquer tipo de vinho serve na receita? Posso acrescentar vinho branco em qualquer receita? 

Entenda como o vinho pode ser utilizado nas receitas, porque utilizar essa bebida como ingrediente e confira também dicas de receitas para preparar com vinho branco.

<h2>O vinho branco nas receitas</h2>

O vinho branco faz total diferença nas receitas. Essa bebida alcoólica pode ser utilizada para adicionar camadas de sabor ou para corrigir a acidez dos pratos. Dessa forma, a prática de incluir vinho branco nas receitas se tornou tão popular.

É preciso tomar muito cuidado para não exagerar na dose ou no tipo errado de vinho para não prejudicar a sua receita.

<h2>Por que usar vinho branco para cozinhar?</h2>

Ao utilizar vinho em suas receitas, o álcool presente na bebida evapora totalmente durante o processo de cozimento, deixando todo o seu sabor marcante na comida.

Dessa forma, o vinho branco é o vinho mais indicado para os pratos salgados. O vinho suave deve ser evitado em receitas salgadas porque o açúcar deixará a receita doce e prejudicará o sabor.

<h2>Dicas de receitas com vinho branco</h2>

Agora que você já sabe como deve utilizar o vinho branco em suas receitas, chegou a hora de separar uma série de pratos que podem ser feitos para receber a família e amigos em casa.

O vinho branco harmoniza muito bem com peixes, frutos-do-mar, legumes, vegetais e carne de frango ou lombo.

Apesar de as carnes vermelhas combinarem mais com vinho tinto, o filé-mignon é uma carne vermelha delicada que pode ser feita com vinho branco e que também podem levar cerveja no preparo.

Confira algumas dicas de pratos:

  • Ensopados de peixe;
  • Ensopado de frango;
  • Filé mignon ao molho de vinho branco;
  • Fondue de queijo;
  • Diferentes tipos de molho;
  • Risoto de camarão;
  • Risoto de quatro queijos;
  • Risoto de aspargos;
  • Shimeji ao vinho branco;
  • Arroz cremoso;
  • Arroz à Piamontese;
  • Lombo com vinho branco;
  • Macarrão com camarão ao vinho branco;
  • Fettuccine de salmão com molho branco;
  • Salmão grelhado com limão siciliano e vinho branco;
  • Frango com cogumelos;
  • Strogonoff de frango;
  • Lagosta ao vinho branco;
  • Tartiflette de abóbora;
  • Bacalhau à espanhola.