November 21, 2024

Óleo essencial de lavanda

Pixabay

Você sabe o que é aromaterapia? A aromaterapia é reconhecida como “uma antiga arte e ciência de misturar óleos essenciais extraídos de plantas e outros compostos vegetais para equilibrar, harmonizar e promover a saúde do corpo e da mente”, segundo a Internation Federation Aromatherapistis.

Existem diversos tipos de aromas e cada um deles tem um benefício específico. Vamos tratar aqui hoje, nesta postagem, sobre o óleo essencial de lavanda.

Benefícios da lavanda

Ele ajuda a equilibrar o físico, o mental e o emocional combatendo o estresse, a depressão e a insônia.
É o óleo mais usado na aromaterapia por ser versátil. Excelente cicatrizador e regenerador de tecidos. Muito útil em queimaduras, cortes, acnes e picadas de insetos. É um dos únicos óleos adequados para crianças. Alivia cólicas e infecções.

O Que É Óleo Essencial de Lavanda

O Óleo Essencial de Lavanda é um óleo obtido da destilação da ponta das flores de algumas espécies de lavanda. Ele é muito utilizado na Aromaterapia e é um dos seus óleos essenciais mais versáteis. Possui diversas formas de utilização e seu uso está multo ligado a calma, tratamento de estresse, ansiedade, entre outros.

Modo de Uso do Óleo Essencial de Lavanda

Use o óleo essencial de lavanda sempre diluído seja em óleos vegetais, extratos oleosos, banhos, massagens, compressas, inalações, escalda-pés, aromatizadores de ambiente, difusores elétricos ou aromatizador pessoal.

A lavanda

Pixabay

A lavanda, ou alfazema é uma planta entouceirada que veio do Mediterrâneo, das áreas montanhosas, bem iluminadas e secas. Isso diz muito sobre seu cultivo. Se você está imaginando que é fácil cuidar dessa planta, acertou. Suas preocupações serão mínimas com esta bela lavanda violeta que possui um aroma que encantou o mundo.

Como cultivar lavanda

A principal dica para cultivar lavanda no vaso é escolher recipientes de 30 a 40 cm de diâmetro. Em jardins e canteiros, devem ser plantadas com um espaçamento de, no mínimo, 30 a 90 cm. Para que cresçam plenamente, é importante retirar plantas invasoras do local, que “concorrem” por recursos e nutrientes.

Gostou das dicas? Então se ligue nas próximas e nas dicas de óleos essenciais de outros aromar e quais os seus benefícios para a saúde física e mental.