May 20, 2024

Qual a vida útil de um aparelho auditivo?

Quem precisa lidar com o diagnóstico da perda auditiva, sabe que não é um momento fácil. Porém, com o aumento da tecnologia, hoje em dia podemos contar com o auxílio dos aparelhos auditivos, facilitando a comunicação de pessoas com deficiência auditiva em casa ou na hora de passear. 

Além do próprio aparelho, as pessoas podem contar com kit limpeza aparelho auditivo, que aumentam os cuidados com esse item, podendo também aumentar sua vida útil. Porém, mesmo com todos os cuidados necessários, muitas pessoas não sabem qual a vida útil de um aparelho auditivo e, de quanto em quanto tempo é recomendado realizar a troca do mesmo.

No artigo a seguir, para responder às suas dúvidas, falaremos sobre o tempo de vida útil de um aparelho auditivo, além de dar dicas de produtos que aumentam seus cuidados com o item, como a bateria 10 pr70, dentre outros itens de qualidade. Confira!

Não existe um prazo exato

Um aparelho auditivo não tem um prazo de validade exato. Suas funcionalidades e qualidades dependerão de muitos fatores, desde a marca do aparelho até os cuidados de se ter com o mesmo. Até mesmo a sua limpeza auditiva pode fazer a diferença em relação a qualidade desse item.

Porém, o tempo médio de durabilidade de um aparelho auditivo é de 3 a 5 anos. Alguns sinais na qualidade do aparelho podem ser perceptíveis e você saberá o momento ideal para a troca. Mas sempre garanta uma bateria para aparelho auditivo de qualidade, que já aumenta a durabilidade desse material.

Prolongue a vida útil de seu aparelho com cuidados específicos

Hoje em dia, ficou fácil de encontrar acessórios para aparelhos auditivos que aumentam os cuidados com o item, podendo ajudar a aumentar o tempo de vida útil desse item. Um exemplo é o desumidificador de aparelho auditivo, que serve para tirar toda a umidade do material, diminuindo os riscos de prejudicar a bateria do aparelho e até mesmo, provocar mais perda de audição do paciente.

Além disso, saber escolher a pilha para aparelho auditivo correta faz toda a diferença. Por mais que sejam mais caras, opte por pilhas de marcas confiáveis e que não prejudiquem o funcionamento do seu aparelho. 

Quais cuidados não podem faltar?

Existem cuidados com o aparelho auditivo que você não pode deixar de ter, isso porque, a qualidade de vida de quem tem perda auditiva acaba dependendo muito do aparelho que é utilizado. Sendo assim,, existem alguns cuidados específicos que você não pode deixar de ter, como:

  • Sempre mexa no seu aparelho com o máximo de cuidado, para evitar quedas e possíveis falhas no sistema deste item;
  • Nunca utilize ferramentas pontiagudas para a limpeza do aparelho Opte em comprar um kit limpeza de aparelho auditivo específico e de confiança para cuidar da limpeza do mesmo;
  • Sempre remova o aparelho na hora de usar produtos no cabelo, como tintas, sprays, químicas, etc;
  • Nunca exponha o aparelho em temperaturas extremas, nem tão quente e nem em locais super gelados. 

Mantenha esses cuidados e garanta uma vida útil do seu aparelho maior!