Ter um gerador de energia em casa ou em sua empresa é imprescindível para o seu negócio. Todavia, algumas pessoas tendem a alugar gerador de energia de maneira errada e equivocada.
É importante que, antes de investir em uma locação de gerador, você faça uma conta de matemática levando em consideração cada potência dos aparelhos que consomem energia. Feito isso, você terá que fazer outra soma. Portanto, se você ainda não sabe como dimensionar um gerador, está na hora de descobrir. Confira a seguir!
Dimensão dos aparelhos: é importante saber
É comum que a maioria das pessoas façam a somatória de todas as potências dos aparelhos que consomem energia elétrica e busquem por um gerador que supra o resultado da soma, mas não é assim que as coisas funcionam.
Para quem não sabe, há 2 tipos de equipamentos: aqueles que possuem resistência e os equipamentos que possuem motor. Esse último é conhecido por gerar pico de energia, isto é, uma vez que o equipamento é ligado, esse pico fornece 3 vezes o valor da potência nominal do aparelho.
Portanto, se você procurar um gerador para alugar e não souber a potência exata dos equipamentos que possuem motores, o gerador não será capaz de ligar o objeto.
Aprendendo dimensionar potências
A primeira coisa que você precisa se atentar é quais aparelhos possuem motor. Isso porque, você precisará multiplicar o valor da potência nominal por 3. Ou seja, suponhamos que um aparelho com motor apresente o valor de 200 watts. Multiplique 200 por 3 e, então, você terá 600 watts.
Somado todos os aparelhos que possuem motor, é hora de somar os aparelhos que possuem resistência. Veja um exemplo abaixo:
- Frigobar (com motor) 85w: 255w;
- Micro-ondas: 800w;
- Video game: 20w;
- Tanquinho (com motor) 400w: 1200w;
Neste caso, agora, somando todas as potências, temos um valor de 2.275w. Dessa forma, você precisa investir em um gerador que forneça essa mesma potência.
Locação de gerador: em qual investir?
Agora que você já sabe como dimensionar as potências dos aparelhos para saber em qual gerador você deve investir, você precisa se atentar a alguns detalhes dos geradores.
A potência do gerador que você precisa considerar é a potência nominal dele, ou seja, a potência que o gerador fornece de fato. É possível confundir a potência nominal com a potência da descrição. Um gerador que descreva 950w, por exemplo, terá como potência nominal 850w.
Na hora de investir na locação de gerador, é imprescindível que você se atente a esses detalhes.
Se for um gerador para eventos, some a potência dos aparelhos que serão usados no evento.
O importante é ter muita organização e atenção na hora de escolher um gerador de energia elétrica.
More Stories
Banheiras para Todos os Orçamentos: Lojas e Preços em Ribeirão Preto
Como escolher a banheira ideal para climas quentes em Belo Horizonte
Banheira com hidro ou ofurô: saiba qual escolher para seu lar