May 19, 2024

Como saber qual faculdade à distância fazer?

Escolher um curso à distância nem sempre pode ser tão simples, várias dúvidas nesse processo podem surgir e se você é um desses estudantes que ainda não tem certeza de qual faculdade escolher no método online, acompanhe algumas dicas a seguir neste artigo.

Como saber qual faculdade à distância fazer?

Algumas pesquisas e dados do Censo na Educação Superior apontam que desde 2020, onde se iniciou a pandemia, o país recebeu mais matrículas de ensino à distância do que presenciais. Desde então, o método de faculdade à distância cresceu muito no país e está cada vez mais procurado entre jovens e adultos que querem uma formação acadêmica mais prática e com as mesmas qualidades de um método presencial. 

Para quem possui uma rotina corrida, com trabalho e outros afazeres diários, a modalidade de ensino EAD gera muita prática e mais organização no dia a dia dessas pessoas e por isso é uma modalidade que vem crescendo cada vez mais. Porém, nem sempre é fácil escolher qual graduação EAD fazer, para que não ingere nenhum arrependimento e que determinado curso realmente auxilie o estudante na sua vida profissional.

Caso você seja um desses estudantes que ainda não sabe qual faculdade à distância fazer, fique com algumas dicas a seguir para te auxiliar nessa tomada de decisão tão importante que faz toda a diferença no seu futuro. Confira: 

H6 | Índice

  • Faculdade EAD vale a pena?
  • Pesquise se a faculdade é bem avaliada pelo MEC
  • Acompanhe a atualização dos cursos
  • Tire dúvidas do funcionamento das aulas online

Faculdade EAD vale a pena?

Muitas pessoas iniciam uma dúvida sobre como e por que fazer uma faculdade à distância, não tenho certeza se essa modalidade realmente vale ou não a pena. 

A resposta vai depender muito do seu perfil como estudante, dos seus objetivos pessoais e da sua concentração. Isso porque um bacharelado à distância, por exemplo, requer muito mais responsabilidade na hora de estudar e fazer as atividades acadêmicas, pois tudo vai depender de você e da sua organização, Já que você não estará em um ambiente acadêmico físico para focar seu horário nele, você fará os seus estudos no momento em que tiver tempo livre na sua rotina. 

Então sempre se lembre disso. A flexibilidade exige mais responsabilidade, então por mais que você tenha uma liberdade maior de horários, precisa sempre separar o tempo correto para fazer suas atividades acadêmicas e realmente dedicar um bom tempo para a faculdade que você está investindo para um sucesso profissional ponto porém um outro destaque é que também a graduação a distância pode ser mais acessível financeiramente.

Essa acessibilidade garante maior chance de pessoas de diferentes rendas salariais em ter um diploma qualificado e ter melhores chances dentro do mercado de trabalho. Sendo assim, você precisa se conhecer mais como estudante de um bacharel ou tecnólogo ead e ver se essa modalidade realmente vai compensar para o seu perfil. 

Pesquise se a faculdade é bem avaliada pelo MEC

Se você decide realmente fazer uma faculdade EAD, precisa saber alguns quesitos sobre a instituição de ensino que você está escolhendo, para ver se ela realmente vale a pena. Uma das primeiras coisas que você deve fazer é pesquisar se a faculdade é reconhecida e bem avaliada pelo MEC. 

Você consegue ter esse tipo de informação no próprio site do MEC, onde pesquisando a instituição de ensino você consegue ver a famosa nota de 0 a 5 que este programa define para a instituição de ensino, mostrando se ela é realmente boa para o curso que você vai estudar ou não. Esse tipo de avaliação é feito a partir do índice Geral de Cursos que acaba considerando todos os cursos daquela faculdade e o Conceito Institucional dela. 

Você também consegue separar as categorias entre Bacharel EAD, licenciatura à distância e até um tecnólogo. Assim você consegue também tirar as dúvidas e saber qual modalidade de curso você deseja realmente fazer. 

Acompanhe a atualização dos cursos

Ao escolher determinado curso, você também precisa ver o que ele vai abordar nas aulas para saber se realmente chama a sua atenção como estudante acadêmico que está interessado em se formar por algo que te dê prazer. Então avalie a grade curricular da faculdade escolhida de determinado curso para saber se o que você vai estudar está atualizado e de acordo com as necessidades do mercado, além de atingir as suas necessidades como estudante também.

Então ao decidir fazer uma faculdade EAD precisa analisar também um outro ponto que é saber se os objetivos do curso fazem sentido para o que você busca na sua formação. Dentro desses pontos, você consegue ter uma análise mais profunda dos materiais educacionais da instituição e os formatos de didáticas que podem ou não serem bons para você.

Tire dúvidas do funcionamento das aulas online

Como existem muitas instituições de ensino que aplicam a modalidade EAD hoje em dia, elas podem diferenciar muito a modalidade dos cursos para atender as necessidades de diferentes personalidades de alunos. Então apesar de ser um pouco Óbvio, cada instituição tem um modelo próprio de ensino à distância. 

Então se você prefere aulas ao vivo, ou então prefere vídeos já gravados para estudar, pesquise instituições que ofereçam o que você realmente se sente à vontade e com desejo de estudar e aprender mais sobre as matérias aplicadas. É muito importante que você escolha uma forma de ensino que facilite para você e que faça sentido para você como estudante.