November 22, 2024

Entenda as principais vantagens do cooperativismo

O cooperativismo é uma modalidade de trabalho que consiste na junção de pessoas que buscam pelo mesmo objetivo no trabalho. Desse modo, unem-se de forma voluntária em torno de uma organização onde todos são proprietários. Assim surge uma cooperativa, definida como associação autônoma que não visa concentrar lucro ou capital, mas, sim, melhorar a condição de vida dos associados.

Tudo começou na cidade de Rochdale-Manchester, no interior da Inglaterra, em 1844. Um grupo de trabalhadores com 27 homens e 1 mulher, sem conseguir comprar o básico para a sobrevivência nos mercados da região, uniram-se para montar um armazém próprio. A ideia se alastrou e hoje existem cerca de 3 milhões de cooperativas pelo mundo.

Acompanhe a leitura e entenda os principais benefícios do cooperativismo:

Desenvolvimento constante

Atualmente, existem cooperativas em 150 países, empregando 280 milhões de pessoas. O número representa 10% da população do mercado formal. São 1,2 bilhão de cooperados e 3 milhões de cooperativas ao redor do planeta. Isso reforça que o campo está em plena expansão. Mesmo em meio à pandemia, o cooperativismo criou oportunidades e ampliou sua atuação.

Ser proprietário do negócio

Todo cooperado é dono da cooperativa da qual faz parte. Assim, eles participam diretamente de tudo o que acontece na organização, como formulação de políticas e tomada de decisão. O que acarreta uma gestão democrática, base do segundo princípio do cooperativismo. Então, todos os associados têm o direito de voto com o mesmo peso, o que não difere em uma cooperativa de trabalho.

Constituição mais simples

A formação de uma empresa apresenta inúmeros processos burocráticos, o que não acontece com uma cooperativa. Portanto, joga a favor do cooperativismo, a facilidade para seu registro, bem como a quantidade ilimitada de trabalhadores participantes. Além disso, não há restrição de entrada e saída de membros. Sem falar que morte ou incapacidade permanente não dissolvem a organização.

Redução de taxas

O cooperativismo não visa o lucro, visto que se trata de uma associação autônoma que dispensa a concentração de renda ou acúmulo de capital. Vai à contramão da maioria das empresas capitalistas, que buscam o lucro individual a qualquer custo.

Em uma cooperativa de crédito, exemplificando, o colaborador tem acesso a taxas menores quando comparados a uma instituição bancária comum. Já em uma cooperativa habitacional, o mesmo pode realizar o sonho da casa própria a preço de custo.

Ajuda mútua  e desenvolvimento da comunidade

Para fechar as vantagens de cooperativa, é a partir da ajuda mútua que nasceu a inglesa e primeira cooperativa no mundo. E, seguindo com mais um princípio do cooperativismo, falamos sobre o interesse pela comunidade. O sistema procura contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade, gerando benefícios sociais e econômicos.