December 18, 2024

4 dicas para realizar treinamento funcional em casa

elástico extensor

elástico extensor

O treinamento funcional foi criado com a finalidade de ajudar pacientes durante as reabilitações físicas. Nesse sentido, os fisioterapeutas utilizavam alguns equipamentos, como por exemplo o elástico extensor, para recuperar pacientes que sofreram lesões.

Confira quatro dicas para realizar essa atividade em casa!

1. Agachamento

O agachamento é um exercício simples e fácil de realizar em casa.

Além disso, promove diversos benefícios para o corpo, como: fortalecimento dos músculos das costas e abdominais, hipertrofia dos glúteos e coxas, melhora no condicionamento físico, diminui o risco de lesões e ajuda na perda de peso.

A realização do exercício consiste em permanecer em pé, com as pernas afastadas e os braços esticados em linha reta. Em seguida, flexionar os joelhos e, assim, realizar o agachamento.

O recomendado é colocar o peso do corpo no calcanhar.

Além disso, podem ser utilizados halteres durante o exercício para aumento do peso e, consequentemente, melhora no fortalecimento dos músculos.

2. Polichinelos

O polichinelo é uma ótima alternativa para ser realizado no aquecimento. De modo que contribui para o aumento no ritmo do coração, aquece as articulações e músculos e aumenta a coordenação motora.

Para realizar esse exercício, é necessário colocar os pés juntos e as mãos esticadas ao lado do corpo. O movimento consiste em pular abrindo as pernas e levantando os braços como se fosse bater palmas.

3. Panturrilha

O treinamento de panturrilha é essencial no treino de perna e permite que os músculos sejam trabalhados para garantir estabilidade, volume e força. Além disso, oferece maior estética para a perna.

Assim, procure uma diferença em relação ao nível do solo e, em seguida, apoie a parte dos dedos do pé na superfície. Logo depois, com o corpo ereto, realize o movimento de subida e descida.

A mini band também é um excelente equipamento de exercício para o fortalecimento das panturrilhas.

4. Agachamento com bola falsa

Essa prática é fundamental para a região dos glúteos. Como também pode oferecer outras vantagens ao corpo, como: definição do abdômen, aumento da massa muscular nas coxas, fortalecimento das costas e diminuição da celulite.

A realização do exercício é simples. Faça o agachamento com as pernas flexionadas e abaixe como se tivesse uma bola entre as pernas.

É possível utilizar uma bola de pilates para facilitar o movimento.

O treinamento funcional pode ser executado diariamente e, assim, trazer a sensação de bem-estar.