O óleo de girassol pode ser considerado um aliado da saúde, por conta dos diferentes benefícios e vantagens obtidos através do uso desse óleo de cozinha. A utilização do óleo de girassol não é exclusiva da cozinha, ou seja, pode ser usado para outros fins além do preparo de comidas, como hidratação da pele e cuidados com os cabelos.
Conheça alguns benefícios do óleo de girassol.
Óleo de girassol, o que é?
Ao falar de girassol, a primeira coisa que vem à cabeça é a flor de girassol, muito conhecida por sua beleza e semelhança com o astro-rei. Por ser extraído da semente de girassol, através da prensagem a frio, o óleo de girassol tem origem vegetal.
Por conta das características vegetais, o óleo de girassol, assim como o óleo de algodão, é rico em vitamina E, excelente antioxidante, assim como ômega-3, ômega-6 e ômega-9. Devido a sua composição, esse óleo de cozinha, além da propriedade antioxidante, serve como um calmante e cicatrizante natural da pele, assim como um anti-inflamatório.
Óleo de girassol: composição
Como dito anteriormente, o óleo de girassol conta com diferentes ômegas (3, 6 e 9) e é rico em vitamina E. Porém, ele não se resume a esses nutrientes. Depois de ser submetido aos processos de filtração e refinação, o óleo é constituído pelos ácidos graxos instaurados, basicamente, que chegam a 90% da composição total do óleo, sendo quase 70% desses compostos por ômega-6. Isso faz com que haja a necessidade de adicionar conservantes, por conta da rápida degradação.
Com isso, o mais aconselhável é utilizar óleo de girassol sem a adição de conservantes e esteja sempre armazenado em recipientes não transparentes, para ficarem protegidos de qualquer fonte de luz.
Óleo de girassol e os benefícios para a saúde
Por ser feito a partir da prensagem da semente de girassol, esse óleo vegetal conta com algumas vantagens e benefícios para a nossa saúde. A prevenção de certas doenças e problemas de saúde é a principal característica benéfica desse óleo de cozinha. Ele consegue ajudar na prevenção de artrite, asma, câncer de cólon e outros tipos de câncer.
Além disso, esse óleo consegue ajudar na redução do colesterol ruim. Isso acontece por conta da proporção de gorduras poli e monoinsaturadas, assim como da presença da lecitina, ajudando a manter os níveis de colesterol bom e ruim saudáveis.
O óleo de girassol também pode ser muito útil para as crianças, ajudando a prevenir infecções nos pequenos. Por meio da aplicação desse óleo, a barreira protetora formada na pele ajuda a reduzir o risco de infecções, principalmente, em bebês prematuros. Para as mamães que se preocupam com o leite e com as papinhas, vale a pena saber um pouco mais sobre o óleo de girassol.
Benefícios e vantagens do óleo de girassol para a pele
Como dito anteriormente, o óleo de girassol pode ser uma excelente forma natural de manter a saúde e a beleza da pele. Isso acontece por conta de suas propriedades emolientes e calmantes. Além disso, por ser rico em antioxidantes e nutrientes, o óleo de girassol é altamente utilizado em tratamentos contra a acne, eczema, irritação e outros problemas de pele.
Entre algumas das principais vantagens desse óleo com relação à saúde da pele, encontram-se:
- Hidratação: as propriedades emolientes do óleo de girassol ajuda com que a pele conserve sua hidratação. O óleo pode ser usado como uma espécie de barreira protetora contra o ressecamento da pele;
- Proteção contra raios solares: além da alta presença de vitamina E, o óleo de girassol também é rico em betacaroteno, responsável por deixar a pele menos sensível aos danos causados pela radiação solar;
- Tratamento para peles secas: por conta de sua característica emoliente, o óleo de girassol consegue aumentar a capacidade de retenção de água por parte da pele, sendo muito benéfico para as peles secas ou sensíveis;
- Tratamento para outros problemas de pele: o óleo de girassol é de alta qualidade e tem textura leve, tornando-se apropriado para tratar peles normais e secas. Esse óleo é usado em produtos tópicos, conferindo uma sensação de toque macio a pele;
Benefícios e vantagens do óleo de girassol para os cabelos
Assim como pode ser utilizado para o tratamento da pele, o óleo de girassol consegue ser usado para tratar os cabelos, exercendo uma função de hidratação. Isso acontece, assim como para a pele, por conta dos nutrientes e antioxidantes presentes nesse óleo, responsáveis por proporcionar alguns benefícios aos fios de cabelo.
Entre os benefícios do óleo de girassol para o tratamento dos cabelos, encontram-se:
- Prevenção do afinamento dos fios e da queda: o óleo de girassol é rico em ácido alfa linolênico, ajudando a prevenir que os fios de cabelo fiquem finos. O óleo também é eficaz no tratamento da queda dos fios;
- Tratamento para problemas capilares: o óleo de girassol é muito leve, ajudando a condicionar os cabelos mais oleosos. Além disso, ele consegue nutrir os fios de cabelo e previnir a queda dos mesmos;
- Controle do Frizz: o óleo de girassol ajuda no controle do frizz, combatendo a desidratação e podendo ser utilizado como um condicionador natural. Ao aplicar esse óleo nos fios de cabelo antes de lavá-los, duas vezes por semana, os efeitos benéficos começam a ser obtidos.
More Stories
Banheira hidro: tudo que você precisa saber
Banheiras para ambientes externos: como montar um spa no quintal em Campinas
Como instalar um spa em apartamentos com pouco espaço em BH