April 29, 2024

Benefícios do óleo de milho

Benefícios do óleo de milho

Benefícios do óleo de milho

O milho é um dos cereais mais encontrados e conhecidos do Brasil. Segundo uma estimativa feita pela Safras & Mercado, em abril de 2021, a produção brasileira de milho deverá chegar a pouco mais de 104 milhões de toneladas. Estima-se que os efeitos da seca nas regiões de plantio farão com que a produção total seja menor que a de 2020 (106,8 milhões de toneladas).

Percebe-se que a produção de milho trabalha com muitas toneladas do alimento, que acaba sendo exportado ou utilizado em território nacional. Um produto que acaba utilizando muito das propriedades do milho é o óleo de milho, muito encontrado nas cozinhas brasileiras.

Com isso, saiba quais são os benefícios do óleo de milho e conheça algumas vantagens de utilizá-lo.

Óleo de milho, o que é?

O óleo de milho é um derivado vegetal refinado, apenas obtido através da semente de milho. Em todo o mundo, o milho costuma ser utilizado como um alimento básico. Porém, isso não exclui a possibilidade de utilizá-lo para outros meios, como a criação de um óleo de cozinha.

Esse óleo é um líquido com coloração amarelo/ouro. Sua composição é rica em ácidos graxos ômega-6, assim como em fitosteróis e tocoferóis. Além do ômega-6, o óleo de milho conta com outros ácidos graxos em sua composição, representando as seguintes porcentagens:

  • esteárico (1,7%);
  • linoleico (59,8%);
  • linolênico (1,1%);
  • oleico (25,8%);
  • palmítico (11%);

Óleo de milho: benefícios

O óleo de milho é uma fonte concentrada de energia, sendo muito fácil para a digestão por parte de nosso corpo. Além de fornecer ácidos graxos essenciais, esse óleo de cozinha conta com duas vitaminas importantes para o corpo humano: vitamina do complexo B e vitamina E.

Um dos principais benefícios do óleo de milho se dá através dos ácidos graxos presentes em sua composição. Esses ácidos graxos são essenciais para a regulagem dos níveis de colesterol no sangue, assim como ajudam a reduzir a pressão arterial.

Alimentos preparados com óleo de milho podem ajudar na redução da pressão arterial em cerca de 5% em mulheres e 12% em homens, que tinham pressões arteriais elevadas. Assim como mostra ser muito benéfico para o coração, o óleo de milho também aumenta a capacidade de absorção do cálcio por parte de nossos ossos, deixando-os mais fortes, assim como faz o leite.

A vitamina E, altamente encontrada nesse óleo de cozinha, funciona como um excelente antioxidante natural, capaz de prevenir o envelhecimento prematuro do organismo. O ácido linoleico, como citado anteriormente, é ótimo para combater problemas respiratórios, como a asma, assim como febres e enxaquecas.

O alto nível de fitosteróis presentes no óleo de milho inibem a absorção do colesterol pelo intestino. Dessa forma, os níveis de colesterol total no sangue acabam reduzindo. Os esteróis, também encontrados na composição desse óleo, inibem a absorção do colesterol por parte do fígado.

Óleo de milho: um aliado das mulheres

Você sabia que o óleo de milho pode ser um ótimo aliado da mulher? Isso se deve ao fato da composição do óleo ser feita a base de ômega-6. Esse ácido graxo ajuda a aliviar a dor da ternura dos seios antes do período menstrual, assim como altera alguns quadros emotivos, como o da depressão, alteração de humor e irritação.

O óleo de milho também tem sido usado para tratar outros sintomas da conhecida síndrome pré-menstrual (SPM), caracterizada por alguns sintomas bem comuns, como ansiedade, agitação, irritabilidade, insônia e raiva. O óleo de milho se mostra um forte aliado das mulheres, por conseguir diminuir os sintomas de irritabilidade e inchaço dos seios causado pela retenção de líquidos.

Óleo de milho: uma melhoria da atividade corporal

O consumo do óleo de milho pode ser uma ótima forma de melhorar a atividade corporal. Esse óleo proporciona as calorias necessárias para um metabolismo saudável, assim como se mostra ser uma fonte rica em vitaminas B e E, como dito anteriormente, além de contar com outros minerais em sua composição.

O elevado teor de fibra do óleo de milho assegura que ele faça um papel importante na prevenção de doenças digestivas, como hemorroidas e prisão de ventre, assim como o câncer colorretal. Os antioxidantes presentes no óleo de milho também podem atuar como agentes anticancerígenos, ajudando também a prevenir a doença de Alzheimer.Incorporar o uso de óleos vegetais em sua dieta é uma ótima forma de contar com uma série de benefícios e vantagens para sua saúde. Então, na hora de procurar algum óleo para comprar, lembre-se de que os óleos vegetais são os mais recomendados para quem deseja levar uma vida mais saudável, seja um óleo de girassol, canola ou de milho.