May 20, 2024

Conheça as tendências das casas do futuro

Conheça as tendências das casas do futuro

Conheça as tendências das casas do futuro

Quando assistimos a filmes, seriados e desenhos animados dos anos 60, percebemos que o “futuro” foi cumprido. Ou melhor, ao olhar para as tendências projetadas nas obras, vemos que muitas já fazem parte da nossa rotina. Um exemplo é o tour virtual por um apartamento na planta, ferramenta que apresenta os ambientes a partir de vários ângulos e direções

Mas agora queremos saber: quais são as tendências residenciais para os próximos anos?

Natureza e edifícios integrados

É fato que a poluição e o trânsito das grandes cidades são aspectos negativos de viver em metrópoles. Mas a praticidade de morar em centros urbanos compensa. Para ajudar, as casas do futuro tendem a oferecer a junção da vida urbana com a natureza, elevando o bem-estar.

Cada vez mais, os projetos imobiliários de apartamentos em São Paulo, por exemplo, priorizam empreendimentos que promovam a conexão com a natureza. Assim, são integrados espaços verdes em condomínios fechados.

Ambientes delimitados

As próximas construções estão considerando fortemente ambientes bem delimitados. Como quartos mais espaçosos e escritórios dentro da residência. O principal motivo é a ascensão do home office, que despertou a necessidade de privacidade, para que cada morador faça suas atividades tranquilamente.

Em contrapartida, o apartamento studio, que tem ambientes integrados, não deixarão de ser bastante requisitados. Afinal, é uma ótima opção para quem mora sozinho.

Espelho inteligente

Agora chegamos a um ponto um pouco mais futurístico, que parece até distante da realidade e é diferente das tecnologias residenciais que são utilizadas hoje. Estamos falando do espelho inteligente.

Em breve, vamos nos deparar com espelhos que fazem um check-up em seu corpo em menos de 30 segundos. Ele irá mostrar os principais índices de saúde, como peso, massa muscular, aspectos da pele e muito mais.

Criado no Vale do Silício, o produto apresenta tecnologia de Raio-x 3D. É conectado com um aplicativo móvel que armazena as informações e gera relatórios sobre a evolução da saúde de uma pessoa ao longo do tempo. Leva, portanto, a categoria de wearables para um patamar acima. Logo chega em apartamento na Barra Funda e localidades mais nobres.

Presença de energia renovável

A sustentabilidade está intrinsecamente ligada ao futuro. Os produtos associados com energia renovável evoluem constantemente, e isso indica que, em breve, teremos equipamentos extremamente funcionais. Como itens para reciclar o lixo e transformar resíduos em energia que abastece pequenos eletrodomésticos.

Supermercado no condomínio

Supermercados e conveniências dentro de condomínios é uma tendência mais próxima. A maioria dos estabelecimentos contará com sistemas automatizados para encomenda, retirada e pagamento de compras.