Há muito tempo, já ficou para trás uma ideia que acreditava que o foco dos empregadores fosse somente na produtividade de seus funcionários. Hoje, a satisfação, o bem-estar e outros fatores pessoais são vistos como muito importantes, e um plano de saúde empresarial pode ajudar.
O controle da saúde mental é crucial para um bom convívio entre todos os presentes em uma área de trabalho. A falta desse acompanhamento prejudicará o rendimento do colaborador e, consequentemente, da empresa.
É necessário considerar questões pessoais, visando entender e saber lidar com situações que envolvam o lado humano no trabalho. Por isso, a saúde emocional no ambiente corporativo é um tema tão discutido. Acompanhe a leitura e saiba mais!
Afinal, o que é saúde emocional?
Primeiramente, é necessário entender o significado de saúde emocional. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), trata-se “um estado de bem-estar onde o indivíduo realiza suas próprias habilidades, lida com os fatores estressantes normais da vida, trabalha produtivamente e consegue contribuir com a sociedade”.
Ou seja, com essa definição, podemos perceber que, quando tudo está correndo bem em relação à saúde emocional do colaborador, o desempenho aumenta. Seja ele profissional ou pessoal.
Ambiente corporativo e saúde emocional
Bom, falar de saúde mental no trabalho é de extrema importância. Na perspectiva das empresas, a discussão abre espaço para a formação de um ambiente que considere a condição de bem-estar.
Afinal, a conversa com essa temática precisa acontecer para que a empresa possa se tornar mais acolhedora e naturalizar questões emocionais.
Muita gente não gosta de misturar a vida pessoal e profissional e é fato que traçar limites é essencial. No entanto, não é positivo que um empregado se sinta mal no trabalho por medo de se comprometer com colegas e chefes.
Benefícios de saúde mental para sua organização
Oferecer benefícios em saúde, apesar de não ser determinação da CLT, é uma vantagem competitiva bem positiva. Um plano de saúde para empresas auxilia na retenção de talentos e dá mais tranquilidade para os profissionais em sua rotina. Isso, por si só, já ajuda a manter o emocional de pé, favorecendo a performance.
Acontece que, geralmente, os benefícios de saúde focam na saúde física, mas talvez seja preciso ir além. Conforme um estudo da UERJ, houve um aumento de 80% nos casos de ansiedade e 50% nos quadros de depressão no país. As incertezas econômicas e a dinâmica da sociedade moderna são os principais motivos.
Portanto, a oferta de um benefício que cobre a saúde mental abre as portas para que o trabalhador tenha orientação para lidar com suas questões. Para encontrar a melhor operadora de planos, conte com a assessoria de uma corretora de saúde.
More Stories
A Importância do Óculos na Prática de Esportes de Inverno
Como Escolher Óculos de Sol para Ambientes Urbanos
As Melhores Armações para Óculos de Grau Infantis