May 14, 2024

Transformação digital em 2022

Com a pandemia de covid-19, as transformações digitais se intensificaram em todos os segmentos, e a tendência é que, ao longo de 2022, as inovações aumentem ainda mais, devido às demandas do consumidor e a competitividade do mercado.

Uma pesquisa recente elaborada pela International Data Corporation (IDC), com base nos Estados Unidos, indica que a economia global segue seu rumo digital. De acordo com o levantamento, 65% do PIB global deve estar digitalizado até o final de 2022, e a expectativa é que gere mais de US$ 6,8 trilhões [R$ 36 trilhões] em investimentos diretos até 2023.

Pixabay

Cinco tendências para a transformação digital

1-Novos modelos de trabalho

Se tem algo que a pandemia afetou foi o ambiente de trabalho e a forma como as empresas se comportam em relação a isso. O trabalho híbrido já é uma realidade em muitos locais mundo a fora.
Um estudo elaborado pelo Gartner com empresas de médio e grande porte na Ásia, Europa e Estados Unidos, mostra que 80% dos profissionais usaram algum tipo de ferramenta digital ao longo de 2021, principalmente para videoconferência.

2-Segurança da informação

A velocidade da entrega de novas funcionalidades junto ao uso cada vez maior de tecnologias remotas fez que a segurança de dados fosse levada ainda mais a sério no ambiente de trabalho.
A utilização de plataformas de inteligência artificial será cada vez mais importante para que os ataques ou problemas de segurança possam ser antecipados.

3-Futuro da Internet

Pixabay

Em um curto prazo, especialistas apontam uma série de implementações de novas tecnologias no mercado brasileiro de internet, Entre elas está o início da rede 5G no Brasil, possibilitando melhor acesso à internet

Tópicos como indústria 4.0 e ampliação da utilização de tecnologia no agronegócio serão potencializados, abrindo um leque de oportunidades para automação e ganhos de produtividade.

4-ESG

Conforme a gente já citou aqui, a transformação digital está essencialmente relacionada à experiência do usuário. E essa experiência também passa pelo posicionamento e pela responsabilidade social e ambiental da organização.

Isso significa que a empresa precisa implementar novos modelos de governança, que demonstrem o quanto ela é responsável e contribui para a criação de um planeta melhor.

5-Os dados

É um dos ativos mais valiosos no mundo da internet, pois é através dele que muitas promoções de produtos, desenvolvimento de softwares e estudo sobre o usuário.

O tratamento de dados continuará a ser uma premissa para o sucesso futuro da organização.