May 13, 2024

Oxicorte ou Corte a Plasma: o que é melhor?

Oxicorte ou Corte a Plasma

Atualmente, estão disponíveis no mercado várias tecnologias para se realizar cortes de metal. No entanto, na maioria das empresas é possível observar que existem dois meios que são bem mais utilizados em relação aos demais: corte a plasma e oxicorte.

Obviamente que na hora de escolher entre esses modos é necessário pensar em alguns fatores para decidir qual é o mais vantajoso. Nesse sentido, o corte a plasma consegue levar uma boa vantagem, veja abaixo o porquê.

O Corte a Plasma é mais versátil

Esse procedimento pode ser realizado tanto em sistemas manuais quanto por  máquinas de corte a plasma. Além disso, pode realizar procedimentos de corte em bem mais metais do que outros modos.

Dentre os que fazem parte dessa lista então o aço inoxidável, alumínio, latão, cobre e muito mais. Falando nisso, procure saber sobre qual a melhor máquina de corte a plasma para seu trabalho.

Realizar corte a plasma é bem mais seguro

Outro quesito em que o corte de plasma acaba levando vantagem é em relação à segurança.

O gás combustível necessário para o oxicorte apresenta muitas especificidades e desafios, algo que torna seu uso bastante complexo e arriscado. Já em relação ao corte a plasma, o procedimento necessita apenas de ar comprimido, não sendo necessário o uso de combustível.

Dessa forma, o risco que se corre manuseando o gás é inexistente. Entretanto, por motivos óbvios, não significa que não se deva tomar cuidado para realizar um procedimento a plasma.

Corte a plasma é um corte bem mais eficiente

A velocidade com que se realiza um corte a plasma é bem maior do que a do oxicorte, quase duas vezes mais rápido.

Além disso, por meio dos consumíveis plasma, acessórios que ficam encarregados do funcionamento correto do equipamento de corte, a qualidade do corte a plasma é bem superior. Afinal, ele terá uma menor deformação da peça, menor quantidade de escória e uma menor zona termicamente afetada do que o oxicorte.

A Lucratividade do Corte a Plasma é maior

Considerando tudo aquilo que foi citado nos últimos itens (eficiência, qualidade de corte, versatilidade e segurança), fica evidente que o corte a plasma pode ser mais vantajoso.

Fora isso, os custos operacionais, quando comparados ao oxicorte, são bem mais vantajosos. A estimativa é que, por hora, o custo do corte a plasma seja US$ 0,13 enquanto o do oxicorte é de US$0,25. 

Ou seja, a cada 60 minutos, o modelo de corte de plasma irá produzir mais peças com um investimento que, embora seja maior que o outro (US$29 a US$6), é comprovadamente mais rentável e produtivo para os negócios