Apesar de não ser fácil, em algumas situações, o divórcio mostra-se a melhor solução para resolver situações quase insolúveis. Tendo em vista que, ainda que delicado, o mais interessante na maioria dos casos é prezar pelo bem-estar de ambos envolvidos.
Para te auxiliar no processo de separação, listamos algumas possibilidades e características dos formatos possíveis para realização e formalização de divórcio, visando auxiliar nesse processo delicado, confira.
Divórcio consensual
Quando a decisão foi mútua e ambos envolvidos concordam que a melhor opção é se separar, o ex-casal deve procurar um escritório de advocacia para formalizar os termos da separação.
Nessa modalidade, o processo tende a ser mais rápido e simples, visto que não há resistência e eventuais problemas relacionados à partilha de bens ou guarda dos filhos não são objetos de discussão.
Para formalizar o divórcio consensual, os interessados devem sempre procurar uma consultoria jurídica de direito civil especializada em família e sucessões, garantindo que além de mais rápido, todo o processo seja feito da forma correta.
Divórcio litigioso
Nos casos em que as coisas não vão muito bem, não há acordo ou nota-se resistência da parte de um dos envolvidos, o mais indicado é que um dos envolvidos dê entrada no processo de divórcio litigioso.
Nessa modalidade, o advogado de família auxiliará o interessado na decisão de como partilhar seus bens, em questões relacionadas a lidar com a guarda de filhos e claro, apresentar o pedido de anulação da certidão de casamento, afinal, como diz o ditado, quando um não quer, dois não fazem.
Essa modalidade é obrigatoriamente judicial, afinal, é o juiz quem determina e formaliza as condições da separação, bem como determina direitos e deveres de cada um dos cônjuges.
Busque sempre por advogados especializados para auxiliar no processo de divórcio
Apesar de parecer simples, existem alguns detalhes que tornam o processo de divórcio trabalhoso e delicado, o que exige que profissionais qualificados acompanhem os interessados durante todo o trâmite.
Caso seu relacionamento não tenha dado certo, antes de decidir fazer qualquer tipo de acordo ou combinado com sua parceira ou parceiro, consulte um advogado para divórcio e evite eventuais problemas que possam afetar tanto sua saúde mental, quanto financeira de todos envolvidos.
Lembrando que os profissionais do direito cível em geral atuam na simplificação de situações complicadas envolvendo família e sucessões, então, em situações como as citadas que notoriamente exigem auxílio, não deixe de consultá-los e contar com seus serviços.
More Stories
Banheiras para Todos os Orçamentos: Lojas e Preços em Ribeirão Preto
Como escolher a banheira ideal para climas quentes em Belo Horizonte
Banheira com hidro ou ofurô: saiba qual escolher para seu lar