Em muitas ocasiões da vida, ficamos em dúvida entre alugar ou comprar um imóvel. São horas e horas de pesquisas na internet, observações nas ruas, visitas a apartamentos, contas que não acabam mais. Afinal, o que vale mais a pena? Comprar ou alugar? Não tem jeito, de qualquer jeito temos que desembolsar um dinheiro e fazer ‘milagres’ com nosso orçamento.
O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), que mede a inflação do aluguel, subiu 1,41% em abril, contra 1,74% registrado no mês anterior. Com o resultado, o índice acumula alta de 6,98% neste ano e de 14,66% em 12 meses. Em abril de 2021, o índice havia subido 1,51% e acumulava alta de 32,02% em 12 meses. Pelo menos houve uma boa redução se compararmos ao ano passado. Os dados foram divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta semana.
Durante esses dois anos de pandemia, principalmente, muitas famílias tiveram que mudar de imóvel. Com queda na renda, corte de empregos e dificuldades enfrentadas, sobretudo, por profissionais autônomos, muitos proprietários passaram meses sem conseguir inquilinos para alugarem seus imóveis.
Inflação do Aluguel
O IGP-M é conhecido como ‘inflação do aluguel’ por servir de parâmetro para o reajuste de diversos contratos, como os de locação de imóveis. Além da variação dos preços ao consumidor, o índice também acompanha o custo de produtos primários, matérias-primas, preços no atacado e dos insumos da construção civil.
“Importantes commodities agrícolas contribuíram para o arrefecimento da inflação ao produtor cuja variação passou de 2,07% em março para 1,45% em abril. Soja, milho e café, grãos que respondem por 13% do IPA, apresentaram queda média de 7,3% e contribuíram para o recuo de 1 ponto percentual na taxa do IPA”, destacou André Braz, Coordenador dos Índices de Preços.
Nos Índice de Preços ao Consumidor, as maiores pressões de alta, as maiores pressões de alta vieram do tomate (23,28%), passagem aérea (9,50%) e gasolina (5,86%).
Entenda a composição do índice
O IGP-M calcula os preços ao produtor, consumidor e na construção civil entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência. O indicador é composto por 3 índices: O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e Índice Nacional de Custo da Construção (INCC). Todos tiveram alta em abril.
More Stories
Banheira hidro: tudo que você precisa saber
Como instalar um spa em apartamentos com pouco espaço em BH
Fatores Que Definem o Preço de Banheiras em Campinas: O Que Você Precisa Saber