May 15, 2024

Dicas para transição de carreira

Muitos profissionais brasileiros passam por momentos de incerteza e de desconfiança. Seja pelas dificuldades enfrentadas no mercado de trabalho, por serem geridos por pessoas despreparadas e mal educadas ou até mesmo para buscarem uma remuneração melhor. Com a alta de preços em diversos setores, a inflação em alta e os obstáculos para conseguir um aumento no atual trabalho, muitas pessoas pensam em mudar de carreira.

Há muitas opções no mercado que podem estar de acordo com o perfil do profissional que busca mudar de área. Pode ser alguma atividade que já foi realizada ao longo da carreira ou áreas de interesse em que o profissional nunca tenha trabalhado. O importante é que há muitas opções de carreiras, mesmo em momentos de crise econômica. Esse momento é ruim, mas também pode trazer oportunidades. Confira algumas dicas antes de mudar de carreira:

Foto: Pixabay

1-) Paciência e calma

Se você está empregado, é mais fácil trabalhar este ponto. É muito difícil mudar de carreira imediatamente, em questão de poucos dias. Então, tente controlar a ansiedade por mudanças.

2-) Pesquise sobre a nova carreira

Leia muitos artigos e notícias a respeito da área que você quer migrar. É muito importante ter um conhecimento prévio sobre o mercado que você quer trabalhar. Uma alternativa também é procurar livros que falem do segmento e conversar com pessoas que atuem nessa área profissional. Às vezes o que pensamos não corresponde à realidade da área.

Foto: Pixabay

3-) Planeje-se

Como talvez seja necessário realizar cursos sobre a nova área que você deseja atuar, é preciso ter planejamento. Programe-se para realizar cursos e estudos específicos, o que pode levar alguns meses, antes de tentar mudar de área. Como alguns módulos podem ser pagos, você também precisa dedicar parte do seu orçamento para isso.   

4-) Currículo

Tenha sempre o currículo atualizado, com todos os cursos que você realizou, formações acadêmicas e experiências profissionais, e esteja pronto para se candidatar a vagas desta sua nova área de interesse. Às vezes quando a gente menos espera, surge uma bela oportunidade para carreira.

5-) Rede de Contatos

Mantenha sempre sua rede de contatos profissional, e até mesmo a pessoal, informada sobre suas pretensões de mudança de carreira. Muitas pessoas podem te ajudar e outras podem te dar dicas sobre o mercado e a nova área em que você quer ingressar.