Muito utilizada para diversos fins, a placa de ACM tem uma série de benefícios para quem utiliza tal componente. Acrônimo de Aluminium Composite Material (Material Composto de Alumínio, em tradução livre), a matéria-prima é feita por duas chapas de alumínio e uma de polietileno – este último, de baixa intensidade. Muitos, entretanto, se perguntam quantos tipos desse utensílio existem. Nada mais natural, portanto, que explicar quais são os distintos tipos do material.
Antes disso, porém, é preciso explicitar os benefícios que tais materiais trazem para o local onde são instalados:
- Resistência à diversas intempéries e alta durabilidade
- Produzido com materiais recicláveis (logo, altamente sustentável)
- Material utilizado pela beleza, de estética moderna e sofisticada
- Extremamente versátil, com paleta de cores imensa e personalização grande
- Manutenção simples, ágil e bastante em conta monetariamente falando
- Maleabilidade altíssima (é possível ser cortado, dobrado, moldado e vazado, por exemplo
- Termo acusticamente, traz conforto para o ambiente em que é instalado
- Extrema facilidade em fazer a manutenção e a limpeza
- Possibilidade de instalar o material em diversas superfícies (ferro, vidro e alvenaria, por exemplo)
- Custo-benefício extremamente vantajoso
Com os benefícios claros, é necessário, agora, falar que as diferenciações se dão por conta de propriedades de cada placa propriamente dita.
Quais são essas diferenciações?
Elas se dão, basicamente, graças a detalhes relacionados ao próprio pedaço de ACM. Confira abaixo algumas das características de revestimento de ACM (que não deve ser confundida com pele de vidro) que identificam cada um deles:
Dimensão
Maleáveis no processo de fabricação, cada placa de ACM possui medidas diferentes. Dessa feita, elas são divididas por espessura, largura e comprimento. Cabe destacar, entre esses, a largura: ela é determinada pelo maquinário que produz chapas em bobinas – por conta disso, variando conforme o distribuidor.
Atributos
O ACM, como dito anteriormente, é composto por alumínio e polietileno. E é justamente esse segundo componente que pode ter variações: os convencionais, mais flexíveis, e os que apresentam núcleo mineral – com maior resistência à propagação das chamas.
Pintura
Via de regra, existem dois tipos distintos de pintura de ACM. Uma delas utiliza tinta à base de PVDF (fluoreto de polivinilideno), usada para projetos de longa vida útil. Quando a tinta utiliza poliéster, a resistência e a durabilidade são menores, mas costumam ter preço mais acessível – ficando ótimas em fachadas comerciais, por exemplo.
More Stories
Como a Localização do Apartamento Influencia no Retorno e na Rentabilidade
Como financiar um apartamento
Instruções para comprar imóvel na planta com segurança