May 15, 2024

Conheça os equipamentos de mineração mais usados para ventilação

Confira aqui 3 dos equipamentos de mineração mais utilizados para ventilação subterrânea e as suas funções principais e específicas!

Conheça os equipamentos de mineração mais usados para ventilação

Sabe-se que a ventilação de mina subterrânea é uma medida essencial a fim de garantir a adequação do ambiente de trabalho para os trabalhadores, a retirada de gases nocivos que podem se acumular, diminuir a temperatura do local fechado entre outras finalidades.

Para construir um bom sistema de ventilação de túneis subterrâneos, é necessário investir em equipamentos potentes de qualidade e construir com eles dois circuitos de ventilação: um principal e um secundário.

O circuito principal utiliza ventiladores para forçar e direcionar a circulação do ar entre as galerias. Essas galerias são divididas entre as de entrada de ar fresco e as de saída de ar poluído. Dessa forma, os ventiladores levam grandes quantidades de ar limpo para o local de trabalho.

Já o segundo circuito consiste em ventiladores, dutos de ventilação e exaustores e que direcionam o ar por todos os painéis de frente de trabalho em que o homem está e ainda conduz a saída dos gases nocivos.

Gostaria de entender mais sobre esses os equipamentos que compõem o circuito? Confira a seguir!

Ventiladores Axiais

Os ventiladores axiais de mineração são utilizados durante a construção das minas, com a função de extrair o ar contaminado por substâncias nocivas provenientes dos equipamentos mecânicos e das detonações subterrâneas. Bem como são utilizados quando as minas já estão prontas e é necessário extrair os gases nocivos e consideráveis explosivos quando se acumulam.

Ventiladores Centrífugos

Também são utilizados ventiladores centrífugos que exercem a função essencial de “desempoeirar” o ar. Devido a natureza do ambiente que é a mina subterrânea, além de lidar com os gases nocivos e a baixa entrada natural de ar, também precisamos tomar cuidados para limpar a poeira no ar. Felizmente, o ventilador centrífugo melhora a qualidade do ar e ainda ajuda a equilibrar a temperatura do local fechado e em obras.

Exaustores

Dentro do sistema de ventilação subterrânea, uma das principais finalidades do exaustor é a renovação do ar nos painéis. Uma vez que o exaustor tem a capacidade de sugar o ar do ambiente, ele retira os gases com substâncias nocivas e abre espaço para a entrada de ar fresco.