May 17, 2024

Qual a diferença entre caminhão pipa e caminhão tanque?

carro pipa

carro pipa

Seja para limpeza de pavimentos asfálticos, terraplanagem, controle de poeira ou irrigação, o caminhão pipa possui diversas funcionalidades, portanto, pode ser usado por empresas ou em áreas residenciais. 

No entanto, por apresentarem a mesma estrutura, é comum as pessoas confundirem o carro pipa com o caminhão tanque. Por isso, descubra a diferença entre ambos.

O que é caminhão pipa?

O caminhão pipa é um veículo que possui um reservatório na sua estrutura para o transporte de água. Por isso, é provável que você associe que o aluguel de carro pipa é exclusivo de órgãos públicos para o abastecimento dos reservatórios municipais.

Em contrapartida, o que muitos não sabem é que as pessoas físicas também podem contratar esses serviços para funções que demandam maior quantidade de água, como por exemplo, lavagem de praças, ruas, abastecimento de água potável em prédios, residências, indústrias, comerciais, navios e terraplanagem.

Além disso, pode ser contratado com a finalidade de abastecer reservatórios e piscinas ou para irrigação de plantas, gramados e jardins.

Atualmente, o caminhão pipa é a opção mais eficiente no transporte de água, porém é necessário tomar cuidado na hora da contratação e verificar se a estrutura do veículo segue as normas de segurança da vigilância sanitária.

O que é caminhão tanque?

O caminhão tanque é um veículo com amplo reservatório e, ao contrário do caminhão de água, é utilizado para o transporte de materiais ou líquidos pulverulentos, ou seja, substâncias em estado de pó.

Por serem usados principalmente no transporte de produtos nocivos, é comum possuírem características adequadas para não trazer risco à saúde humana, vias públicas ou meio ambiente.

Em síntese,o caminhão tanque possui um reservatório e três compartimentos, um para a gasolina e os outros dois para o álcool e diesel. Além disso, deve seguir uma legislação específica para garantir a segurança do condutor e dos demais motoristas.

Principais diferenças entre o caminhão pipa e o caminhão tanque

O caminhão pipa é utilizado exclusivamente para o transporte de água. Com isso, possui funções ligadas apenas a esse serviço, como por exemplo, controle de emissão de poeira, abastecimento de obras, lavagens de locais, fornecimento de água potável, entre outros.

Por outro lado, o caminhão tanque é um transporte equipado para o armazenamento de substâncias em pó, principalmente materiais nocivos. Por isso, o cuidado é maior nesse estilo de transporte para não oferecer riscos às outras pessoas.

O caminhão pipa e o tanque são negócios comuns no dia a dia. No entanto, é necessário definir qual o objetivo antes da contratação, pois, como mostrado no texto, ambos possuem funções e legislações diferentes.