May 20, 2024

Crowdfunding imobiliário ou poupança: saiba qual a melhor opção!

Crowdfunding imobiliário ou poupança: saiba qual a melhor opção!

Crowdfunding imobiliário ou poupança: saiba qual a melhor opção!

O crowdfunding imobiliário é uma estratégia que vem crescendo no segmento, assim, a estratégia é utilizada por muitos empreendedores que buscam um processo mais simples e prático.

No entanto, a poupança ainda é o destino de quem busca aplicação de dinheiro. Uma pesquisa da Ambima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais) mostrou que 88% dos brasileiros preferem essa opção.

Por isso, entenda melhor qual das duas estratégias possui mais benefícios para o investidor e, consequentemente, qual é a melhor opção: vaquinha online imobiliária ou poupança.

Vale a pena a poupança?

A poupança é um método que atrai investidores pelo fato de ser isenta do Imposto de Renda e ser mais simples que as estratégias tradicionais, além de ser mais conhecida que o financiamento coletivo.

No entanto, apresenta alguns pontos negativos, por exemplo, não tem rentabilidade diária, ou seja, apresenta rendimento apenas na data de aniversário da poupança ou uma vez no mês.

Desse modo, se você quer arrecadar fundos em datas que não sejam essas, você não terá nenhum retorno, assim, nesses casos não é uma opção viável. Além disso, é comum a poupança não cobrir a variação da inflação.

Vale a pena o crowdfunding imobiliário

Na arrecadação de dinheiro online por crowdfunding imobiliário cada projeto tem uma rentabilidade, porém são maiores que as da poupança. Por isso, é possível conseguir ganhos maiores.

Além disso, você vai se juntar com outros investidores, assim, facilita o financiamento do projeto. Nesse sentido, para o incorporador ajuda nas despesas iniciais, enquanto para os investidores, a campanha financiamento coletivo é uma aplicação mais rentável.

Desse modo, são várias as vantagens oferecidas, como rentabilidade superior (investimento em grupo) e segurança (projetos aprovados por órgãos competentes). 

E o CDI?

O CDI (Certificado de Depósitos Interbancários) são as taxas de empréstimo utilizadas pelos bancos entre si diariamente, seguindo a Selic, taxa básica de juros.

Essa estratégia é utilizada em investimentos de renda fixa, pagando um percentual da taxa. No entanto, é importante lembrar que a vaquinha imobiliária tem maior rentabilidade, pois investimentos de renda fixa sofrem tributação do Imposto de Renda.

Por isso, o crowdfunding imobiliário mesmo sendo um método que está surgindo no mercado, portanto, não é conhecido por muitas pessoas, mas está entre as tendências, além de ser uma ótima opção para quem busca arrecadar dinheiro com campanhas online.