Uma das alternativas para não se tornar refém de Hollywood, é buscar financiamento via crowdfunding. Histórias importantes e curiosas que, muitas vezes, trazem lições e uma moral a ser aprendida. São essas histórias contadas que acabam em filmes. Estes que buscam um local de apoio e uma forma de serem promovidos na sociedade, mas nem sempre conseguem.
A Mostra Internacional de Cinema Colaborativo em outubro de 2015 é um dos exemplos de histórias que tiveram a ajuda de um financiamento coletivo. Essa foi uma das maneiras encontradas para mostrar ao público todo o processo de criação e elaboração.
Como funciona a produção de filmes com a ajuda do crowdfunding?
O crowdfunding é um meio de financiamento que acontece em plataformas de financiamento coletivo e é a alternativa encontrada para o financiamento do cinema independente.
Com o avanço das plataformas digitais, hoje, é possível conseguir arrecadar fundos para a produção de um filme. É uma forma de contribuir com o desenvolvimento e crescimento do cinema, expandindo e explorando cada vez mais esse universo. Diversos filmes produzidos dessa forma já foram reconhecidos internacionalmente.
A utilização de plataformas de crowdfunding
Existem diversas plataformas e sites de crowdfunding que podem ser utilizados nesse processo, como o site Kickstarter. Este site é uma das opções que você encontra para buscar financiamento, como foi o caso do curta “Inocente”, que, em 2012, levou a estatueta de melhor curta-metragem.
O site para fazer doações em dinheiro responsável, Kickstarter, foi o grande intercessor no processo de financiamento, que conseguiu arrecadar U$52 mil com a doação de 294 pessoas. Com isso, o filme ganhou o título de primeiro filme independente a ganhar um Oscar.
Nem sempre o crowdfunding é uma alternativa rápida
O crowdfunding é uma excelente opção para quem procura um financiamento para a produção de filmes independentes, mas nem sempre é uma alternativa que tem resultados rápidos. É preciso um tempo para a elaboração das campanhas de doações para elas conseguirem surtir o efeito desejado.
Existem diversos sites que podem auxiliar com o financiamento coletivo online e o primeiro passo é definir quais são eles e escolher um, o segundo passo é conseguir elaborar uma campanha que consiga convencer os doadores da importância daquela doação e qual será a finalidade dela. Por isso, não se esqueça de sempre elaborar um plano de ação antes de tomar qualquer decisão.
More Stories
A Importância do Óculos na Prática de Esportes de Inverno
Como Escolher Óculos de Sol para Ambientes Urbanos
As Melhores Armações para Óculos de Grau Infantis