Uma das alternativas para não se tornar refém de Hollywood, é buscar financiamento via crowdfunding. Histórias importantes e curiosas que, muitas vezes, trazem lições e uma moral a ser aprendida. São essas histórias contadas que acabam em filmes. Estes que buscam um local de apoio e uma forma de serem promovidos na sociedade, mas nem sempre conseguem.
A Mostra Internacional de Cinema Colaborativo em outubro de 2015 é um dos exemplos de histórias que tiveram a ajuda de um financiamento coletivo. Essa foi uma das maneiras encontradas para mostrar ao público todo o processo de criação e elaboração.
Como funciona a produção de filmes com a ajuda do crowdfunding?
O crowdfunding é um meio de financiamento que acontece em plataformas de financiamento coletivo e é a alternativa encontrada para o financiamento do cinema independente.
Com o avanço das plataformas digitais, hoje, é possível conseguir arrecadar fundos para a produção de um filme. É uma forma de contribuir com o desenvolvimento e crescimento do cinema, expandindo e explorando cada vez mais esse universo. Diversos filmes produzidos dessa forma já foram reconhecidos internacionalmente.
A utilização de plataformas de crowdfunding
Existem diversas plataformas e sites de crowdfunding que podem ser utilizados nesse processo, como o site Kickstarter. Este site é uma das opções que você encontra para buscar financiamento, como foi o caso do curta “Inocente”, que, em 2012, levou a estatueta de melhor curta-metragem.
O site para fazer doações em dinheiro responsável, Kickstarter, foi o grande intercessor no processo de financiamento, que conseguiu arrecadar U$52 mil com a doação de 294 pessoas. Com isso, o filme ganhou o título de primeiro filme independente a ganhar um Oscar.
Nem sempre o crowdfunding é uma alternativa rápida
O crowdfunding é uma excelente opção para quem procura um financiamento para a produção de filmes independentes, mas nem sempre é uma alternativa que tem resultados rápidos. É preciso um tempo para a elaboração das campanhas de doações para elas conseguirem surtir o efeito desejado.
Existem diversos sites que podem auxiliar com o financiamento coletivo online e o primeiro passo é definir quais são eles e escolher um, o segundo passo é conseguir elaborar uma campanha que consiga convencer os doadores da importância daquela doação e qual será a finalidade dela. Por isso, não se esqueça de sempre elaborar um plano de ação antes de tomar qualquer decisão.
More Stories
Por que morar em um apartamento no Sacomã?
Como encontrar o melhor apartamento à venda Aclimação, Vila Gonçalves e outros bairros
O novo luxo da moda praia: estilo, funcionalidade e sofisticação em peças essenciais