November 21, 2024

Veja os filmes que saíram do papel graças ao crowdfunding

Para quem não tem conhecimento, o crowdfunding é um certo tipo de modalidade de investimento altamente rentável, conhecido também como financiamento coletivo

Um grupo de investidores se unem para colocar em prática projetos que lhes interessam de alguma forma, seja alguma situação de saúde, da realização do sonho de alguém ou de um projeto bom que possa ter a chance de sair do papel.

Até mesmo filmes podem passar por uma campanha de vaquinha online para que se torne um projeto real, que as pessoas possam assistir em cinemas e depois nas suas próprias casas. Para quem já tentou fazer um filme aqui no Brasil, mesmo com tantos editais, é muito difícil colocar esse tipo de projeto em prática e ganhar o reconhecimento necessário para o desenvolvimento do filme.

Porém, com o financiamento coletivo isso é possível, já que muitas pessoas já conseguiram produzir filmes com o investimento ganho em campanhas de arrecadação online. Acompanhe o artigo a seguir e veja alguns filmes que conseguiram ser produzidos graças ao crowdfunding.

Kung Fury

Kung Fury é uma comédia de ação que tem uma duração de 30 minutos que foi produzida graças ao crowdfunding. O longa une os clichês do cinema americano dos anos 80. A história gira em torno de, claro, Kung Fury, que é um policial renegado lutador de Kung Fu que consegue viajar de volta no tempo com seu amigo para matar seu pior inimigo: Hitler, o Kung Fuhrer.

O filme financiado por uma vaquinha online possui uma estética noir, filmado em chroma key. Esse média metragem consegue unir policiais, nazistas, gangues, dinossauros e vikings. Foi financiado e lançado no YouTube. O filme chegou a uma média de 11 milhões de views em sua primeira semana de lançamento. 

Sundays

Sundays é um filme de ficção científica que também pode ser levado em prática graças aos sites de crowdfunding. O filme feito por doação virtual se passa em um momento não específico no futuro, abordando a relação futurista do humano x máquina. Especificamente, ele foca na perda de controle do homem sobre um excesso de tecnologia.

Eu Maior

O longa-metragem Eu Maior se trata de um filme feito também por sites para receber doações. É um documentário sobre a busca pelo autoconhecimento e a verdadeira felicidade. Várias personalidades brasileiras aparecem na obra , como a ex-senadora Marina Silva e o professor Mario Sergio Cortella.

Tupinambá

Tupinambá – O retorno da terra pode ser visto por Vimeo, também foi uma obra colocada em prática graças à vaquinha virtual. O curta-metragem é um documentário Tupinambá que relata a luta dessa tribo para retornar para as terras nas quais os mesmos foram expulsos. O filme passou pelo financiamento coletivo em fevereiro de 2015 e foi um grande sucesso de visualizações, aprimorando conhecimentos da cultura brasileira.