May 19, 2024

Licenciatura: conheça a modalidade de formação para futuros professores

Licenciatura: conheça a modalidade de formação para futuros professores

Conheça mais sobre sua estrutura, seus diferenciais e porque investir em um curso de licenciatura.

Conhecido por despertar a aptidão de seus alunos para lecionar, o curso de graduação em licenciatura foi criado pelo desejo de alguns profissionais em tornarem-se professores e é baseado em seu desenvolvimento.

Sonha em lecionar, mas conhece pouco sobre a modalidade? Reunimos algumas informações sobre o formato, possibilidades e informações relevantes para futuros profissionais. Confira a seguir:

”Todo mundo precisa de um professor”

Antes de se formar em administração, direito, engenharia civil ou qualquer outra área de atuação, o aluno é submetido a um curso longo e riquíssimo, lecionado por professores das mais diversas áreas.

Anterior a sua atividade como professor, com certeza o profissional precisou concluir seu curso, ingressar na pós-graduação e mestrado, para estar apto a lecionar. 

Em relação aos cursos de graduação de licenciatura, o aluno é exposto a bases que o desenvolvem para futuramente lecionar e levar adiante seu conhecimento para outras pessoas.

Conhecendo os cursos

Em linhas gerais, os cursos de licenciatura são ministrados em quatro ou cinco anos e preparam os alunos a atuarem como professores de ensino fundamental e médio.

Entre os mais comuns, então os cursos de graduação em matérias visitadas durante o ensino médio, como língua portuguesa, matemática e outros.

Fase preparatória

Caso um formando em direito, por exemplo, deseje futuramente lecionar alguma matéria relacionada a seu curso, ele pode ingressar em um projeto de segunda licenciatura, que teria validade de complemento a sua graduação inicial, porém com certificação de uma nova graduação.

Essa possibilidade aproxima profissionais da magistratura, ampliando o acesso à sala de aula e a formação de professores de qualidade.

Investimento e nobreza

Não há nada mais nobre do que ensinar. Ao optar por um curso de licenciatura, o formando estará se preparando para levar conhecimento para outros potenciais alunos, auxiliando no preparo de futuros profissionais qualificados.

Além de bela, a profissão exige organização, dedicação e o resultado, quando feito com amor e dedicação, é extremamente satisfatório.

Caso seja de seu desejo, após saber mais sobre a estrutura e fundamentos dos cursos, busque por uma universidade que te auxilie nessa jornada de aprendizado, sabendo que futuramente você pode estar entre o corpo docente.

Lecionar é sinônimo de nobreza, dedique e faça-o com amor!