May 19, 2024

Curiosidades das bebidas

História da Cachaça

A primeira destilação da Cachaça aconteceu algum engenho de açúcar situado no litoral do Brasil, entre os anos de 1516 e 1532, e é considerada a primeira bebida destilada das Américas.

Curiosidade da Cachaça

O tempo de envelhecimento não determina se a cachaça é melhor ou pior. Geralmente, o maior tempo em barris torna a cachaça mais complexa em sabores. Tudo vai depender do seu gosto. Ah, e ela só envelhece em contato com a madeira, não depois de estar em uma garrafa de vidro.

Pixabay

Receita – Caipirinha

Os ingredientes são apenas três: cachaça, limão e açúcar.
Corte o limão em fatias finas e macere levemente com o açúcar. Nada de esmagar demais, nem de bater na coqueteleira, por favor. Encha o copo com gelo e coloque a cachaça. Misture e finalize com fatias de limão.

História do vinho

Existem referências históricas que dizem que o vinho nasceu antes da escrita, na região do Cáucaso, mais precisamente na Geórgia, entre 8.000 a.c. e 5.000 a.c.

Curiosidades do vinho

Nem todo vinho fica melhor com o tempo. Esse é um dos principais mitos. Na verdade, apenas 5% dos vinhos produzidos no mundo são considerados de guarda: feitos para serem armazenados por anos ou décadas até o consumo. Os outros 95% são vinhos para degustação imediata.

Receita de batida de Espanhola

É uma das batidas mais consumidas no Brasil, pois além de ser doce e saborosa, é também muito simples de fazer. Coloque meio copo de vinho tinto no liquidificador, uma rodela de abacaxi, quatro colheres de sopa de leite condensado e cinco pedras de gelo. Bata tudo e sirva com um pedaço de abacaxi preso na borda.

História da Cerveja

Pixabay

A cerveja já era conhecida pelos antigos sumérios, egípcios e mesopotâmios, remontando, pelo menos, a 6000 a.C

Curiosidade da Cerveja

Com ou sem espuma? Com, é claro!

A espuma desempenha um papel fundamental na cerveja. Ela é muito importante para uma melhor degustação da bebida porque ajuda a manter a cerveja gelada por mais tempo e evita que o líquido entre em contato com o ar, perdendo parte do seu sabor.

Receita Mojito de cerveja

Uma releitura de um clássico é sempre bem-vinda, né? Coloque 1 colher de açúcar e 8 a 10 folhas de hortelãs em um copo. Amasse a mistura, mas sem macerar. Adicione a cerveja tipo Indian Pale Ale e gelo a gosto. Após apurar, acrescente uma dose de rum. Misture os ingredientes até ficarem homogêneos. Decore com folhas de hortelã.

História do Whisky

Não se sabe ao certo qual a origem da bebida, mas o primeiro documento histórico data de 1494, na Escócia, a partir do pedido do Rei James IV.

Curiosidade do Whisky

Diferentemente de outras bebidas alcoólicas, quando acrescentamos um pouco de água ao whisky, seu sabor e seu aroma são liberados mais rapidamente, ficando ainda mais potentes. Mas a medida também influencia: deve ser equivalente a ¼ da dose.

Receita Whiskey Sour

  • 60 ml Bourbon
  • 25 ml limão siciliano
  • 25 ml xarope de açúcar
  • 1 clara de ovo

Coloque todos os ingredientes em uma coqueteleira. Bata tudo para emulsionar a clara de ovo. Adicione o gelo a coqueteleira. Bata tudo de novo. Sirva no copo que preferir.