May 6, 2024

Os principais tipos de rebitadeira

Os principais tipos de rebitadeira

Os principais tipos de rebitadeira

A rebitadeira é uma ferramenta utilizada para instalar rebites. Muito utilizados para construção de prédios e automóveis, os rebites ajudam a unir dois materiais com muita resistência e de forma permanente. 

As rebitadeiras disponíveis no mercado possuem diferentes formas de funcionamento e características. Para que a aplicação de variados tipos de rebites seja feita de maneira correta, é importante encontrar a rebitadeira ideal. 

Conheça agora quais são as ferramentas específicas para instalar rebites e a diferença entre elas. Leia mais!

Rebitadeiras pneumáticas

A rebitadeira pneumática funciona com ar comprimido, por isso, é de fácil utilização. Sendo assim, este tipo de rebitador cria uma forte pressão com ar capaz de instalar o rebite nas peças que precisam ser unidas. 

Não é necessária energia elétrica para usar tais rebitadeiras. Dessa forma, apresentam grande segurança contra acidentes elétricos

Como não requerem esforço manual, este tipo de equipamento é recomendado para serviços de larga escala, facilitando o trabalho de instalação dos rebites. Ainda que possam ser usadas em diversas ocasiões, a rebitadeira pneumática é bastante utilizada em estruturas metálicas, aviões, navios e na união de peças de aço.

Rebitadeira hidropneumática

A rebitadeira hidropneumática, além do ar comprimido, também utiliza óleo como grande diferencial. Dessa forma, o desempenho do equipamento é maior, indicado para trabalhos mais pesados e extensos, já que um rebitador deste tipo garante alta velocidade.

Este equipamento também é uma dos mais seguros para instalar rebites. Pode ser manuseado em áreas úmidas sem perigo de causar explosões. Além disso, este aparelho é bastante usado na engenharia civil e em painéis elétricos. 

Rebitadeira manual

Finalizando esta lista, é importante falar da rebitadeira manual. Diferentemente dos outros modelos, este rebitador precisa da força manual para sua utilização. Por isso, pode ser usada em projetos menores e mais simples, que não requerem aplicação contínua e em grande abundância.

No entanto, é importante garantir que a rebitadeira seja profissional e de um fornecedor de qualidade. Dessa forma, a facilidade para manusear o aparelho será muito maior. 

Este tipo de rebitadeira é dividido em vários tipos. A manual comum é mais indicada para unir materiais de alumínio. Já a rebitadeira de alavanca, além de materiais de alumínio, é uma ótima opção para instalar rebites de aço. Por último, existem as rebitadeiras sanfonadas, que podem diminuir o esforço e também  aplicar rebites de aço e alumínio.