May 20, 2024

Qual a diferença entre o ferro e o aço?

Muitas pessoas podem acreditar que quase não existe diferença entre o ferro e aço, não é mesmo? Isso porque, aparentemente são materiais iguais, utilizados em alguma construção, indústrias, etc. Para dar início a essas informações de diferenças, saiba que o ferro é um elemento químico, enquanto o aço é um material que se forma a partir do ferro com o carbono.

As diferenças principais, nesse caso, são baseadas na junção do ferro com o carbono. Podemos ver essa transformação em materiais como chapas e tubos de aço, bobinas, entre outros. Mas, afinal, quais outras características desses materiais podem diferenciá-los? Quais são as principais informações sobre esses materiais que passam a ser tão importantes em grandes obras e em indústrias montadoras?

Acompanhe o artigo a seguir. Nele, falaremos mais sobre esses dois elementos, para que seja mais fácil para você diferenciá-los, ainda mais se trabalhar em indústrias que utilizam bastante esses materiais. Confira:

O que é o ferro?

O ferro com certeza, é um dos elementos mais abundantes do universo, encontrado em diversos locais e utilizado para fins industriais há anos. Esse metal passou a ser uma das principais ferramentas de uso do homem, criando barras de ferro, cantoneiras e até máquinas, tudo feito apenas com essa matéria-prima.

Para sua utilização, o minério de ferro é levado para altas temperaturas e, muitas vezes, se junta com outros elementos para que a purificação seja feita. Após isso, o metal é distribuído em formato de lingotes.

O ferro fica apenas atrás do alumínio, se tratando da abundância do minério na terra. É utilizado, principalmente, na fabricação de navios, vigas entre outras estruturas de edifícios junto das chapas galvanizadas, automóveis, etc.

O que é o aço?

O aço, resumidamente, é definido como uma liga metálica. Ele é formado através da junção do ferro com o carbono e possui várias finalidades industriais. Um dos objetos feitos com essa liga mais versáteis e comuns em grandes indústrias, são as chapas de aço — materiais utilizados em várias situações, desde construções até materiais cirúrgicos de hospital.

As suas propriedades podem conter uma grande variação dependendo da sua composição química e a quantidade de carbono adicionado no material. Podendo criar itens mais ou menos resistentes à corrosão, isso vale para o ferro e aço.

A principal diferença é a resistência

Se formos analisar esses dois metais, para dizer a principal diferença entre eles, com certeza é a resistência. Materiais de ferro podem ser resistentes em algumas situações, porém, pode ter mais facilidade em ser deformado ou corroer em contato frequente com umidade, por conter mais fragilidade.

Já uma chapa de aço tem maior resistência à corrosão, dentre outros recursos que exigem materiais mais rígidos e, que também tenham uma estética boa.