May 15, 2024

Erros na compra de imóveis

Um dos maiores sonhos do brasileiro é ter dinheiro para comprar a casa própria. São anos de planejamento, análises, pesquisas, conversas com amigos e familiares. Muitos ficam horas e dias pensando como seria seu futuro apartamento ou sua tão sonhada casa. Não é fácil, principalmente nas condições econômicas atuais, conseguir realizar esse sonho.

Além disso, comprar o imóvel próprio é algo que precisa de muito planejamento e escolhas assertivas, já que, na maior parte das situações, é preciso lutar para conseguir o financiamento de um banco ou mesmo usar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), dinheiro guardado durante diversos anos em muitas ocasiões, para conseguir dar a entrada no imóvel. 

Foto: Pixabay

Confira os erros mais comuns na hora de comprar um imóvel:

1-) Falta de planejamento

Muitas pessoas não planejam financeiramente, pelo menos em médio prazo, quanto de renda será necessária para comprar um imóvel. Principalmente em edifícios que ainda estão sendo construídos, é preciso lembrar que em alguns períodos do ano é preciso desembolsar parcelas maiores, que geralmente são pagas diretamente às construtoras. É preciso guardar parte do dinheiro para essas ocasiões. Uma renda extra sempre é bem-vinda para aliviar os encargos e as dívidas.

2-) Não entender o esquema de pagamento

Alguns compradores vão despreparados para a hora da compra, sem pesquisar previamente como funciona o mercado imobiliário, e acabam acreditando em tudo o que é falado pelos corretores. Lembre-se que, na maioria dos casos, os corretores são vendedores. Eles querem concluir o negócio, ser bem-sucedidos no trabalho e ganhar sua comissão. Portanto, pesquise antes de ir para a mesa de negociação.

Foto: Pixabay

3-) Não compreender as necessidades e as opções

Antes de comprar um imóvel, a família deve analisar qual é a sua real situação. Por exemplo, se em 2 anos pensam em ter outro filho. Para isso, vão precisar de um imóvel maior, a necessidade do momento talvez não seja a necessidade do futuro. Muitas não analisam isso, se agora precisam de apenas dois dormitórios, no futuro podem precisar de três. Ou seja, podem perder dinheiro e melhores opções de compra. Além disso, é preciso ir à rua onde o imóvel está localizado, em diferentes dias da semana e horários, para verificar se ali realmente é o melhor lugar para viver.