April 29, 2024

Solidão pode aumentar risco de doença cardíaca

Os sentimentos negativos que dominam o ser humano em determinadas situações podem originar doenças físicas que afetam seriamente a saúde do paciente. O pensamento positivo, realmente, tem um efeito benéfico na saúde das pessoas. É preciso ser otimista e pensar que o melhor sempre vai acontecer (por que não?). Os pensamentos negativos não ajudam em nada e ainda atrasam nossa vida.

Isso tudo também pode ser cientificamente provado, pelo menos para alguns casos. Um amplo estudo realizado com 58 mil mulheres que estão no período de pós-menopausa, e que foi feito durante mais de 10 anos, concluiu que a solidão e o isolamento social aumentam as chances de mulheres mais velhas desenvolverem problemas cardíacos. A pesquisa foi publicada no renomado periódico científico Journal of American Medical Association (JAMA, na sigla em inglês).

Foto: Pixabay

Dados comprovados

O isolamento social e a solidão aumentam em 8% e 5%, respectivamente, o risco de mulheres idosas serem acometidas por problemas cardíacos. O pior ainda é que esses dois problemas juntos elevam em 27% esse risco de problemas cardíacos, em comparação a mulheres dessa mesma faixa etária que não são acometidas por esses dois problemas. 

Em termos médicos, a solidão é definida como um sentimento de se sentir sozinha mesmo na companhia de outras pessoas. E o isolamento social, por si só, já diz que é não ter contato com outras pessoas, o que foi agravado de forma drástica durante o período da pandemia. O grau de isolamento social pode ser verificado através de questionários internacionais desenvolvidos por profissionais de saúde. Já para a solidão, é mais difícil de identificar, porque é uma condição bem subjetiva.

Foto: Pixabay

Antes da pandemia

Essa pesquisa que acompanhou milhares de mulheres no período pós-menopausa foi realizado antes da pandemia. Então, muitas pessoas praticam o isolamento social por vontade própria ou por circunstâncias da vida. 

É algo preocupante e que deve ser evitado. Isso tem a ver com taxas maiores de alcoolismo e tabagismo, uma dieta menos saudável e mais ligada a produtos industriais, o que agrava os problemas cardíacos. O estresse crônico é outro fator apontado por especialistas e que pode influenciar esses males para saúde. Os problemas cardíacos ainda são considerados as principais causas de mortes no mundo.