May 18, 2024

Aprenda a fazer deliciosos caldos para esses tempos de frio

Nesses últimos tempos, as temperaturas no país baixaram de forma significativa, levando muitas pessoas a terem que se agasalhar mais e preparar receitas para se esquentar nesse frio. Algumas comidas e bebidas são ótimos para essas épocas do ano, já que consegue esquentar mais em uma noite fria.

As roupas diferentes tipos de caldos, preparados com carnes, legumes e verduras, são as melhores opções de alimentos para se construir no frio. Isso porque, além de ajudar a esquentar o corpo na hora de se alimentar, também trazem ótimos nutrientes que ajudam aumentar a imunidade, prevenindo gripes e resfriados que são muito comuns nessa época do ano.

Dessa forma, o Atacadão preparou algumas dicas de receitas de caldos para você preparar para sua família e se deliciar de uma forma quente e nutritiva. Confira:

Sopa de batata

Uma sopa de batatas, pode ser deliciosa e surpreendente em relação ao sabor. Para essa delícia, você vai precisar de:

  • 5 batatas sem casca cortadas em cubos grandes;
  • 1 cebola grande picada em cubos grandes;
  • 3 dentes de alho;
  • 1,5 l de caldo de legumes;
  • 1 caixinha de creme de leite;
  • 1 folha de louro (opcional);
  • Sal e pimenta a gosto;
  • Salsinha picada;
  • Azeite.

Modo de preparo

Mostre para o pegando uma panela funda, adicionando azeite e refogando a cebola até que ela fique dourada. Adicione o alho logo em seguida e refogue por mais algum tempo, mas cuidado para os ingredientes não queimarem.

Adicione as batatas em seguida, as folhas de louro e o caldo de legumes. Deixe cozinhando por uns 15 minutos até que o caldo seque e as batatas começam a grudar no fundo da panela. Após isso, verifique se as batatas estão cozidas, adicione mais um pouco de caldo e deixe cozinhar. 

Retire as folhas de louro da panela, adicione esse caldo em um liquidificador e bata para criar um caldo homogêneo. Volte esse caldo para panela, adicione o creme de leite e tempere com sal e pimenta a gosto. Você pode adicionar outros temperos especiarias que preferir se desejar. Aproveite essa delícia em dias frios!

Sopa de abóbora

Pode conter todos os nutrientes necessários para você ter uma boa saúde e imunidade alta nesses tempos de frio, além de um sabor maravilhoso e delicado. Para essa sopa, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1/2 abóbora moranga pequena (descascada e cortada em cubos grandes);
  • 1 batata média (descascada e cortada);
  • 1/2 cebola picada;
  • 1 dente alho pequeno amassado;
  • 1 litro de água ou mais;
  • 1 cubo de caldo de legumes;
  • Cebolinha verde picada;
  • Sal somente se necessário.

Modo de preparo

Adicione água em uma panela e deixe ferver. Em seguida acrescente o caldo de legumes e mexa para dissolver por completo. Adicione a abóbora e as batatas e tampe para cozinhar mais rápido. 

Quando as abobrinhas batatas estiverem cozidas, desligue o fogo e deixe esfriar um pouco esse cozimento.

Após isso, coloque tudo no liquidificador e bata até virar um creme homogêneo. Depois, basta adicionar esse sal novamente na panela, mexer em fogo baixo com a cebolinha e adicionar sal se necessário. Sirva quente com torradas e aproveite! 

Sopa de tomate com ovos

Uma sopa de tomate com ovos pode surpreender quando o assunto é um caldo delicioso e suculento. Além disso, esse tipo de sopa contém nutrientes e proteínas necessárias para manter o seu organismo forte e saudável. Para essa sopa, você vai precisar de:

  • 1 kg de tomates bem maduros cortados em 4 e sem sementes;
  • 1 cebola picada;
  • 4 dentes de alho;
  • Azeite a gosto;
  • 1 folha de louro;
  • Alecrim a gosto;
  • 500 ml de água;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta-do-reino a gosto;
  • 2 ovos;
  • 4 folhas pequenas de manjericão.

Modo de preparo

Iniciar o preparo adicionando a cebola, o alho e os tomates em uma assadeira. Tempere com alecrim, louro e azeite. Em seguida coloque no forno para assar por uns 40 minutos e retire as folhas de louro.

Em seguida, pegue esse assado e bata tudo no liquidificador. Enquanto isso, cozinhe os ovos, descasque-os e pique em pequenos pedaços.

Pegue o que você bateu no liquidificador, adicione em uma panela, ligue o fogo baixo e adicione um pouco de água. Mexa sem parar para que o caldo fique homogêneo.

Adicione sal e pimenta a gosto. Assim que o caldo começar a ferver, adicione os ovos já cozidos e mexa bem. Desligue o fogo e sirva quente com folhas de manjericão por cima. Aproveite!