May 19, 2024

Saiba como identificar o ponto da carne bovina

O preparo de várias comidas e bebidas com a carne bovina magra, está muito além de um ato culinário, pois está passando a ser uma arte que precisa das técnicas corretas para chegar ao ponto ideal. Desde a pessoa que faz um churrasco para a família no fim de semana, até o chef de um restaurante renomado, é uma questão super importante saber como a peça será apresentada para as pessoas. 

Como as pessoas possuem gostos diferentes, saber fazer uma carne bem passada, mal passada e ao ponto faz toda a diferença. Afinal, a peça também precisa ter a apresentação correta para a pessoa que vai comê-la.

Dessa forma, separamos no artigo a seguir, algumas dicas sobre como saber a diferença entre os pontos das carnes e como identificá-los, para que você e sua família ou clientes de um restaurante sempre apreciem bem uma deliciosa carne da forma que preferirem. Confira:

Carne mal passada

A carne mal passada, com certeza é a queridinha entre a maioria dos brasileiros se tratando de um delicioso churrasco. Esse ponto é aquele um pouco a mais da carne somente selada.

Na situação da carne mal passada, ela ainda está com uma textura e cores originais no centro, porém, a partir do suco já se esvaiu e, assim, ela começa a ter uma coloração mais escura nas bordas e fibras que estão mais próximas do lado de fora. Muitas pessoas que preparam uma picanha reparam isso facilmente.

Carne selada

Também conhecida como ponto Extra Rare em alguns lugares, ou até mesmo como muito mal passada, a carne selada é o primeiro ponto considerado apropriado para o consumo humano de um bom filé de coxão mole.

Nesse caso, a carne fica tostada do lado de fora com uma crosta deliciosa suculenta e, por dentro ela continua praticamente em seu estado original, apenas morna devido ao calor do selamento.

Geralmente, esse caso é mais utilizado no preparo de carnes nobres, como filé mignon, picanha e até fraldinha em alguns casos.

Carne ao ponto

A carne ao ponto É aquela nem mais, nem menos. Ela segue o mais tradicional e o que a maioria das pessoas gosta. 

Um contra filé ao ponto é basicamente aquela carne que ainda não assou todas as suas fibras mas também não possui pedaços muito suculentos ou avermelhados. Seu aspecto é mais opaco, porém ainda levemente rosada no centro, mostrando que ainda não está passado e tem ainda um pouco de suculência. 

No atacadão, você tem a chance de garantir vários tipos diferentes de cortes bovinos para apreciar no modo ao ponto e se deliciar. É o mais comum entre os restaurantes que optam por carnes menos nobres, para garantir um sabor melhor e textura.

Carne bem passada

A carne bem passada, é o último estágio consumível da carne, valorizando mais a fibra que estará mais palpável devido à falta do líquido que já se esvaiu. Geralmente, poucas pessoas aqui no Brasil gostam desse ponto da carne, mas existem as que não abrem mão de um bom filé bem passado.

Geralmente, as pessoas optam pelo bife bem passado de coxão duro ou alcatra, selado na frigideira geralmente no dia-a-dia para consumir no almoço ou jantar.

Conte com o Atacadão

O Atacadão é uma das maiores redes de mercados atacadistas do país. Dessa forma, facilmente você vai encontrar aqui diferentes tipos de corte de carne para apreciá-los da forma que preferir, seja ao ponto, mal passada ou bem passada. 

O importante é que aqui focamos sempre na qualidade de cada alimento para nossos clientes, sendo assim, você garante carnes, aves e peixes com toda a segurança necessária de que está levando alimentos frescos para casa. Conte conosco!