May 19, 2024

Cuidados que você deve ter com a carne de porco

veja cuidados para se ter com a carne de porco

Existem muitas comidas e bebidas queridas pelos brasileiros, mas que precisam de certos cuidados na hora de limpar, cozinhar e até mesmo após a alimentação. As carnes, aves e peixes são um exemplo disso, já que se tratam de alimentos frescos e que precisam de certas precauções para garantir a segurança das e o sabor desejado.

Focando em uma dessas carnes, temos a carne suína, que, com certeza, é uma das mais saborosas existentes no mercado, com um ótimo preço e que está presente em várias receitas típicas brasileiras. Porém, como dito acima, é uma carne que requer certos cuidados, para que as pessoas possam saboreá-la com toda segurança necessária, sem trazer riscos à saúde.

Dessa forma, separamos no artigo a seguir, algumas dicas sobre como você pode cuidar higienizar a sua carne de porco adquirida em um mercado de qualidade, para que você coma esse alimento com segurança e sem preocupações. Confira: 

Como armazenar a carne suína

A carne de porco, independente do corte escolhido, assim como a carne de aves, por exemplo, requer alguns cuidados desde o seu armazenamento até o preparo. Em relação ao armazenamento, saiba que a carne suína, mesmo na geladeira, dura em torno de três dias, ou seja, 72 horas.

Desse modo, se você adquiriu esse tipo de carne — assim como alguns frios e enlatados de carne suína — e não pensa em preparar nos dias seguintes, a melhor solução é congelar a peça. Isso porque, uma carne congelada, desde uma alcatra bovina ou suína, dura em torno de seis meses, seguindo fresca para preparar após esse tempo.

Caso você esqueça de armazenar a carne no congelador após uns quatro dias, verifique o cheiro e a coloração da carne para ter certeza de que ela estará boa para consumo ou não.

Nunca coma mal passada

Geralmente, quando o assunto é carne bovina, a maioria das pessoas adora preparar aquele pedaço generoso de filé mignon, grelhado em todas as suas áreas e deixando o centro mal passado, para que a carne seja suculenta e com sabor único. Mas, com a carne de porco, isso não é possível.

Isso porque, o consumo de carne suína cortes crua ou mal passada pode trazer sérios riscos à saúde, por conta do acúmulo de bactérias presentes, mesmo que ela seja limpa e esterilizada antes de ser preparada. 

Além disso, a carne suína não fica suculenta e macia se é preparada de forma incorreta, que no caso é bem passada. Sempre certifique-se de que a carne está bem passada para não colocar você e ninguém da sua família em risco.

Formas de congelar e descongelar a carne suína

Qualquer tipo de carne, independente da origem do animal que ela venha, precisa ser armazenada de uma forma totalmente diferente de produtos de mercearia, por exemplo. Isso porque, as carnes possuem um tempo de validade muito menor por serem frescas e, por isso, é recomendado congelar essas carnes.

Até mesmo na hora de congelar, algumas dicas devem ser seguidas. A primeira delas é nunca congelar uma carne temperada, pois pode comprometer a sua qualidade e validade. Além disso, nunca retire a gordura em excesso e cartilagens da carne quando se vai congelar. Isso porque essas partes da carne acabam criando uma camada protetora, evitando acúmulo de bactérias que podem estragar a peça escolhida durante esse tempo congelado. 

Para descongelar corretamente a carne para o preparo, você deve deixar ela na geladeira por pelo menos 5h após a retirada do freezer e, somente depois desse tempo, deixar na pia para tirar o excesso de temperatura baixa e preparar a carne corretamente para ter um gosto bom, agradável e mantendo suas propriedades nutritivas.

Agora que você sabe alguns dos principais cuidados de se ter com a carne suína, pode adquirir esse alimento tranquilamente e, com ele, preparar diversas receitas super criativas, tanto para o dia a dia, quanto para uma ocasião especial com alguém especial e uma bebida saborosa para acompanhar. Aproveite!