May 18, 2024

Comprar ou alugar um apartamento?

Dados do Censo QuintoAndar de Moradia, em parceria com o Instituto Datafolha, revelam que cerca de 27% dos brasileiros moram em imóveis alugados, outros 63% em imóveis quitados e 8% em financiados. 

Uma dúvida muito presente na vida dos brasileiros, principalmente para os que ainda procuram ter sua primeira casa, é se vale mais a pena alugar ou comprar apartamento. Por isso, nós produzimos esse conteúdo comparando os dois cenários e te ajudando a encontrar o melhor para você.

O que deve ser considerado?

As principais questões que vão influenciar a sua tomada de decisão são: o quanto de financeiro você está disposto a investir na sua nova casa e qua e o  estilo de vida que você tem e procura. 

Você precisa ter em mente que ao comprar um apartamento, geralmente,  há uma entrada no valor de 20% do imóvel e depois há as parcelas para quitar o valor final. No final das parcelas o apartamento passa a ser seu. Já no aluguel, você paga parcelas definidas pelo locador e assim que sair do imóvel, você deixa de pagar as parcelas e o apartamento continua com o locador. 

Mediante isso, quanto de dinheiro você possui destinado para moradia? Analise se ele se encaixa no perfil de compra ou aluguel. Além disso, o que você procura para a sua vida? Prefere ter um apartamento em são paulo próprio ou prefere morar de aluguel, mudando de apartamento com mais facilidade e investindo o dinheiro em outras áreas?

Benefícios de cada um

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os perfis de casa moradinha, confira a seguir quais são os seus benefícios e analisa qual te agrada mais para fazer a decisão correta para você: 

Benefícios de alugar um apartamento

Alugar, por exemplo, um studio vila madalena, pode ser uma ótima opção quando se passa um período temporário em uma localidade. Já que  os benefícios de alugar um apartamento é não se prender a determinado imóvel ou local da cidade. Com um alguém você possui mais volatilidade para fazer mudanças e se torna uma forma de investimento com retorno enquanto você utiliza o imóvel. 

Benefícios de comprar um apartamento

O ponto que mais atrai as pessoas para a compra de um apartamento, é o retorno financeiro que obter um imóvel proporciona. Por exemplo, ao comprar um apartamento em perdizes na planta, você pode morar nele, quitar as parcelas com antecedência e vendê-lo futuramente por um preço que terá valorizado. 

Outro cenário de retorno financeiro, é, por exemplo, a compra de um  apartamento pinheiros que ao final das parcelas, será sua propriedade, como forma de moradia segura ou uma forma de aquisição e venda desse bem. 

Além disso, pessoas com apartamento próprio apontam economia, independência, estabilidade, conforto e investimento como benefícios de comprar seu apartamento próprio.