May 9, 2024

Guarda corpo de vidro: qual tipo de vidro utilizar?

Muito conhecido por diversas pessoas pela função e local no qual o objeto é colocado, não são todos que reconhecem o nome do guarda corpo de vidro. Importantíssimo para manter a segurança em ambientes que tenham muitos andares, imagine quantos podem dizer que sabem, até mesmo, quais são os tipos de vidro ideais para a instalação. 

Ciente que tal dúvida possa existir, é necessário esclarecê-la. Antes, entretanto, é preciso deixar claro o que são os corpos de vidro.

Guarda corpo de vidro: o que é?

De maneira bastante simplista, o guarda corpo de vidro é uma instalação envidraçada (tal qual uma pele de vidro) que protege todos que estão em um ambiente elevado de quedas. 

A priori, ele foi criado para ser, única e exclusivamente, um item de segurança. O objeto, entretanto, agradou arquitetos em geral, dessa forma, ele também se tornou uma instalação decorativa. Atualmente, existem diversos guarda corpo para escada, varanda e mezanino, por exemplo.

Existe algum tipo de vidro específico para essas instalações?

A resposta é simples: sim. Não são todos os vidros que se adequam à instalação por um motivo bastante óbvio: não são todas as matérias-primas desse tipo que trariam segurança suficiente – lembre-se: antes de ser um item decorativo, ele é utilizado para fins de segurança.

O assunto é tão sério que tornou-se mote até para uma norma técnica da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), responsável por criar padrões dos mais diversos em variados âmbitos da sociedade. De acordo com a “NBR 14.718 – Guarda-Corpo”, são reconhecidos como tal estrutura os criados com alguns tipos específicos de vidro – fachada com pele de vidro, por exemplo, não são capazes de atender tal demanda.

O primeiro reconhecido pela norma técnica é o vidro laminado, temperado ou não, classe de segurança 1. De acordo com a portaria, tal material garante mais segurança para todos que estão em um ambiente elevado – como já dito anteriormente, objetivo principal de tal artefato.

Outro material que também pode ser utilizado é o vidro aramado. Basicamente, ele conta com uma rede metálica que fica integrada ao local de instalação – o que, obviamente, torna-a muito mais resistente que o normal.

Há a possibilidade, também, de tornar o guarda corpo de vidro não apenas interessante nos aspectos de segurança e estética. Um terceiro segmento é alcançado quando é utilizado algum dos tipos citados nos parágrafos acima na cor cinza: a privacidade. A coloração também garante mais conforto térmico e comodidade, já que dificulta a passagem de luz do ambiente externo para o interno.