May 9, 2024

Telhado de vidro: confira ideias para transformar um ambiente

Ao chegar em um ambiente com telhado de vidro, muitos se impressionam. A possibilidade de observar o céu em uma noite de Lua cheia e firmamento estrelado, um dia de Sol a pino e brilhante ou, apenas, para verificar a skyline de uma grande cidade, cheia de luzes, arranha-céus, prédios e casas, encanta muitas pessoas. E, claro, existem diversas ideias para potencializar a beleza que um recinto envidraçado como esse possui.

Antes de mais nada, entretanto, é preciso deixar claro que a vidraçaria na cobertura de um local não é apenas bonita: tem diversos benefícios para quem opta pela instalação de tal estrutura.

Benefícios de coberturas de vidro

Quais seriam, então, esses benefícios práticos e extra estéticos que a cobertura envidraçada traz? Confira alguns deles:

Proteção

Pelo fato do vidro ser temperado (ou seja, até seis vezes mais resistente que a matéria-prima normal), a instalação também protege o ambiente de ventos, raios solares e chuvas. 

Tranquilidade

Melhor que um ambiente seguro, apenas um local que conta com segurança e calmaria para se fazer o que bem entender na propriedade. O vidro temperado melhora a climatização do local e o isolamento acústico.

Valorização

Um telhado de vidro (bem como outros serviços, como o envidraçamento de sacadas) torna a casa muito mais valorizada para o mercado imobiliário, pelo cuidado e pelo aproveitamento de espaços potencializado.

Ideias para telhados de vidro:

Além de todas as vantagens citadas, é óbvio que a instalação de uma cobertura envidraçada também traz grandes ganhos estéticos para todo e qualquer ambiente. Confira algumas ideias para você se inspirar na própria casa.

Espaço gourmet

Um local propício para a instalação de um teto envidraçado é o espaço gourmet, já que permite a entrada da luz do Sol, animando todo e qualquer ambiente para um churrasco ou uma refeição com os amigos.

Deck

Sim, a combinação de um deck (outra instalação comum em casas de médio e alto padrão) com o telhado de vidro traz ganhos para o ambiente, evidenciando os dois investimentos do dono da residência.

Integração

Por deixar um ambiente muito mais próximo da natureza e do ambiente externo, é natural que a integração entre locais da própria casa se torne muito mais simples com o telhado de vidro. Varanda e jardim, por exemplo, são facilmente interligáveis.

Ampliação de espaços

Um dos inúmeros ganhos estéticos que cobertura e pé-direito com utilização de vidro traz é a sensação de amplitude, com o céu podendo ser observado. Cozinhas e varandas, em especial, ficam especialmente bonitas com tal recurso.