November 21, 2024

O que fazer para aumentar a vida útil dos pneus

Saiba o que fazer para aumentar a vida útil dos pneus do seu carro!

Technician with a blue workwear, holding a wrench and a tire while showing thumb up.

Os pneus costumam durar bastante tempo, mas se tivermos um cuidado especial, eles podem ser utilizados por um período bem maior. Ao contrário, a vida útil pode ser reduzida e em alguns casos, acabar estourando os compostos de borracha com pouco tempo de uso.

Sem falar que devidos cuidados, evita acidentes e desgastes de outros componentes no veículo.

Acompanhe a leitura e saiba o que fazer para aumentar a vida útil dos pneus do seu carro: 

Faça o rodízio de pneus

É importante alternar a posição dos pneus traseiros e dianteiros para igualar o desgaste entre eles. O rodízio equilibra a degradação das peças, melhorando a estabilidade e a aderência ao solo. Aliás, vale ressaltar que os quatro pneus devem ser trocados de lugar para um resultado mais eficiente.

A substituição dos pneus deve ser feita conforme as instruções do fabricante. Alguns modelos exigem o revezamento em X, enquanto outros basta a troca dos pneus da frente pelos de trás. Geralmente, o rodízio é indicado a cada 10 mil quilômetros ou de acordo com a recomendação da montadora. 

Quando não houver mais a possibilidade de rodízio, a saída é comprar pneus novos.

Calibragem correta

Adquira o hábito de calibrar o pneu com frequência, de preferência a cada 15 dias. Quando não cuidamos da calibragem dos pneus, ele, ao rodar descalibrado, acaba forçando as laterais dos pneus e deixando ele deformado. A calibragem varia de acordo com o tamanho, Aro 16, 17 e 18, assim por diante. Mas, sempre utilize a calibragem indicada no manual do fabricante do pneu.

Alinhamento

É preciso manter o carro sempre alinhado. O procedimento mede e ajusta os ângulos de direção do veículo. O objetivo é deixar as rodas do veículo paralelas umas às outras e também ao solo. Ele garante que o carro rode sem puxar a direção e sem tremer. Assim, conservando os pneus e prevenindo desgastes irregulares.

Balanceamento

O balanceamento faz com que as rodas girem no próprio eixo, sem bambear. O objetivo do balanceamento do pneu é distribuir o peso igualmente em toda a circunferência do pneu, evitar vibrações e aumentar a vida útil do mesmo. Isso é feito através da aplicação de pesos, fixados na roda para que assim a distribuição do peso do veículo volte a ser uniforme.

Tenha uma direção cautelosa

Exagerar nas aceleradas e brecadas, é bastante prejudicial para os pneus. Essa prática reduz a vida útil do pneu consideravelmente e de diversas outras peças, como as pastilhas de freio. 

No entanto, você pode dar azar, e algum objeto pontiagudo entrar na borracha, esvaziando o pneu aos poucos. Se isso acontecer, o indicado é recorrer ao estepe, ou comprar um pneu novo.