May 14, 2024

O que você deve saber antes de comprar pneus

Confira algumas dicas que ajudaram na compra de pneus para seu carro!

O que você deve saber antes de comprar pneus

Os pneus do seu carro estão carecas? Então chegou a hora de trocá-los! Mas para isso é essencial saber alguns aspectos antes de comprar, e ter a melhor performance e segurança.

Separamos algumas dicas para você saber o que fazer antes de adquirir pneus novos, acompanhe a leitura!

Identifique qual o tipo do seu carro

Cada tipo de carro tem um pneu ideal. Por isso, antes de tudo você precisa saber qual é a categoria do seu veículo. Os pneus têm escrito em sua lateral, junto com as medidas, códigos que indicam para que tipo de carros eles servem:

P: indicado para carros de passeio;

LT: indicado para caminhões leves e alguns tipos de SUVs (carros grandes e esportivos, nesses casos os pneus aro 17 podem ser utilizados);

ST: recomendado para reboques e motor-homes;

C: usados em caminhões, vans e pick-ups de maior porte.

Veja o manual do proprietário

Antes de comprar os pneus, consulte sempre o manual do proprietário do veículo e siga as recomendações de pneu de substituição do fabricante do veículo. O manuseio de veículos pode ser significativamente afetado por uma mudança no tamanho ou tipo de pneu. 

Ao selecionar pneus que sejam diferentes do tamanho do equipamento original, consulte um instalador profissional para garantir que a folga adequada, a capacidade de carga e a pressão de inflação sejam selecionadas. Porém o ideal é sempre seguir as medidas corretas.

Saiba ler as medidas do pneu

Não é nenhum bicho de sete cabeças, na verdade, é muito fácil. Saber fazer isso é importante, pois colocar pneus inadequados no seu carro, pode comprometer outros componentes e a segurança de todos dentro dele. Confira as informações abaixo:

205 – Largura do pneu em milímetros. Neste caso, este pneu tem a largura de 205 mm, ou 20 centímetros e meio.

55 – Perfil. Ele é o percentual da largura do pneu. Neste exemplo, a medida 55 representa 55% da largura do pneu.

R – Tipo de construção do pneu. Neste caso, o “R” significa radial.

16 – Diâmetro interno do pneu em polegadas (= diâmetro do aro). Neste exemplo, são 16 polegadas, que convertendo significa 40,64 cm.

Foi usado como exemplo, acima, o pneu 205/55R16. Sabendo disso, você pode comprar ou pedir para o vendedor as medidas exatas. 

Analise as marcas no mercado

Existem muitas marcas no mercado com diferentes tipos de pneus e tecnologias de fabricação. O pneu Bridgestone por exemplo, usa tecnologia japonesa, além de ser a maior empresa de pneus do mundo. A Continental, conta com a precisão e a engenharia alemã. Sem falar de outras marcas de extrema qualidade, como Pirelli, Goodyear, entre outras.