May 19, 2024

7 alimentos proteicos para incluir no seu café da manhã

Diversifique as proteínas do seu café da manhã para um dia com mais energia e disposição!

7 alimentos proteicos para incluir no seu café da manhã

Um café da manhã rico em proteínas é sempre uma boa pedida para começar bem o dia. Apesar de o ovo ser a opção mais clássica, existem diversos alimentos proteicos que você pode incluir na alimentação e variar o cardápio do dia a dia. 

Confira!

1. Barra de proteína

Quando o assunto é ganho de massa muscular, as barras de proteínas se destacam por conter um alto teor de aminoácidos em um formato prático e fácil de ser consumido. 

Além da composição super proteica, essas barras de cereais possuem um valor nutricional alto e rico em carboidratos, fornecendo a energia necessária para se exercitar na academia com muita disposição. Por conta disso, elas são uma boa opção para consumir nos dias em que você for treinar de manhã.

2. Iogurte natural

Todas as variedades de iogurte possuem naturalmente proteínas. Porém, o processo de fabricação do iogurte natural ajuda a manter o conteúdo total de proteína por porção. A diferença no resultado é um alimento com alto teor de proteína, ideal para começar o dia com uma refeição super nutritiva. O iogurte natural pode ser consumido puro, com frutas, granola, incluído em uma vitamina ou smoothie.

3. Queijo cottage

O queijo cottage é uma excelente opção de alimento proteico para o café da manhã. Versátil e super simples de ser incluído na refeição, o cottage pode ser consumido com um prato doce ou salgado, além de ser acompanhado por vários ingredientes, desde frutas até sanduíches e torradas.

4. Pasta de amendoim

A pasta de amendoim é uma das proteínas vegetais mais queridas e versáteis. Você pode apreciá-la em um famoso sanduíche de manteiga de amendoim e geleia, usá-la em panquecas e sanduíches, adicioná-la a um smoothie e até servir como acompanhamento da sua salada de frutas. 

5. Quinoa

Além de ser rica em proteínas vegetais, a quinoa é considerada uma proteína completa – isso significa que os grãos de quinoa contêm todos os nove aminoácidos essenciais para a síntese de proteínas e manutenção da massa muscular. A quinoa também é rica em fibras, não contém glúten e é de fácil digestão. Você pode incluí-la em sucos, iogurtes ou até mesmo nas receitas de pães e biscoitos.

6. Aveia

A aveia é uma importante fonte de carboidratos e fibras alimentares, além de ser riquíssima em proteínas de origem vegetal. Que tal preparar um mingau de aveia proteico com pasta de amendoim e quinoa? O resultado é uma delícia e você ainda garante uma boa quantidade de proteínas, fibras e carboidratos para a sua manhã.

7. Chia

A chia é uma semente conhecida por ser um “super alimento”. O motivo? Ela é repleta de proteínas e nutrientes que proporcionam diversos benefícios para a saúde, incluindo fibras, cálcio, potássio, ômega 3 e antioxidantes. Você pode adicionar a chia no iogurte, na salada de frutas ou em sucos.