May 19, 2024

Veja como aumentar a sua imunidade através da alimentação

Alguns alimentos podem ajudar no fortalecimento do sistema imunológico e no combate às doenças. Confira!

Veja como aumentar a sua imunidade através da alimentação

Ter uma boa alimentação significa ter a base para uma boa saúde. Conhecidos como fortalecedores do sistema imunológico, são os alimentos que aumentam a imunidade e auxiliam no combate de doenças. 

Combinados a uma dieta balanceada, repleta de outras opções nutritivas, eles ajudam a impulsionar as defesas do organismo contra condições crônicas e perigosas, como doenças cardíacas, obesidade e diabete, além de criar resistência para combater infecções.

Confira quais alimentos podem te ajudar a deixar o sistema imunológico mais forte!

Frutas

Não é segredo que as frutas oferecem uma infinidade de benefícios para a saúde. A vitamina C presente na laranja, no limão, no kiwi, no morango e na acerola é uma substância super importante para o sistema imunológico, pois um dos seus principais papéis é aumentar a produção de glóbulos brancos – as células de defesa do nosso organismo. 

Existem diversas opções para você diversificar e aproveitar os benefícios das frutas para a sua imunidade. Experimente tomar um suco de laranja no café da manhã e talvez comer uma salada de frutas vermelhas na sobremesa do almoço.

Vegetais verde-escuros

Verduras escuras como espinafre, couve, rúcula e brócolis são conhecidas por terem altas quantidades de vitamina C, antioxidantes e betacaroteno, substâncias que auxiliam no combate às infecções. Também são alimentos ricos em fibras, beneficiando a saúde do coração e do intestino, órgãos essenciais para o suporte da imunidade. 

Experimente incluir essas verduras na salada do dia a dia, preparando uma quiche de espinafre ou um suco de couve. 

Oleaginosas

As oleaginosas são ricas em zinco e selênio, possuindo um papel importante na defesa do organismo. Elas são ricas em vitamina E, substância que auxilia no desenvolvimento do sistema imunológico com propriedades anti-inflamatórias, protegendo o organismo de bactérias nocivas. Além de nutritivas, elas podem ser incluídas em pães, barras de cereais, sucos ou saladas.

Alho

O alho é um grande aliado no fortalecimento do sistema imunológico devido a sua alta quantidade de antioxidantes, como a quercetina e a rutina, que possuem ação anti-inflamatória e anti-bactericida. Além disso, ele também é rico em zinco, selênio e vitamina C – vitaminas e minerais que auxiliam na manutenção da imunidade. 

Iogurte natural

Rico em lactobacilos e em propriedades probióticas, o iogurte natural fortalece o sistema imunológico, regula o intestino e aumenta a imunidade de maneira simples e saborosa. O iogurte também é uma fonte importante de proteínas para a saúde, além de ser rico em cálcio, minerais e vitaminas.

Batata doce

A batata doce ajuda a manter o organismo livre de gripes e resfriados por ser rica em fibras alimentares, vitaminas A, E e C, e em agentes antioxidantes, que ajudam a fortalecer a imunidade. O tubérculo também é fonte de minerais como cálcio, zinco, magnésio e potássio, importantes para o fortalecimento das defesas do corpo.