May 19, 2024

Descubra como deixar seu macarrão mais saudável

Existem diversas maneiras de deixar o seu macarrão muito mais equilibrado e saudável. Confira!

Descubra como deixar seu macarrão mais saudável

O macarrão é uma relíquia italiana que marca presença nas mesas ao redor do Brasil. Com diferentes tipos disponíveis no mercado, é possível criar uma infinidade de receitas e agradar a todos os gostos. 

Que tal seguir a linha saudável? Confira maneiras de garantir este resultado!

Opte pelo macarrão integral

Entre o tradicional e o integral, o ideal é optar pelo macarrão integral. Por ser feito com farinhas que possuem uma maior quantidade de fibras, ele regula o funcionamento do intestino e prolonga a sensação de saciedade. 

Além disso, as massas integrais também são carboidratos de absorção mais lenta – ou seja, que não causam um pico glicêmico no organismo logo após a sua ingestão, como acontece com as massas tradicionais.

Legumes podem ser a base da massa

Para variar, além das massas integrais, você também pode utilizar legumes para fazer diferentes tipos de macarrão em casa. Bons exemplos são o espaguete de abobrinha e o de pupunha. O preparo deles é muito simples: basta cortá-los em tiras bem fininhas, cozinhar por poucos minutos e escorrer. Depois disso, basta preparar o molho da sua preferência.

Aposte em molhos saudáveis

Além de escolher o tipo de macarrão que irá comer, também é necessário ter uma atenção ao molho que irá complementar essa massa. Afinal, se ele for muito gorduroso, a ação benéfica do macarrão integral no organismo acaba sendo muito mais difícil. 

O ragu de legumes é um excelente molho de macarrão para quem quer algo saboroso, saudável e fácil de preparar. Se você procura uma opção ainda mais leve, você também pode preparar o macarrão com rúcula, pimenta e queijo cottage: basta refogar os ingredientes com alho e azeite e envolver o macarrão neles. 

Ao combinar uma massa saudável com um molho funcional, seu prato tem um grande potencial para fazer sucesso em qualquer dieta!

Prefira a passata de tomate ao invés do molho tradicional

Se você não abre mão do molho vermelho, existe uma forma mais saudável de fazê-lo. 

Ao invés de utilizar o molho de tomate tradicional na preparação, dê preferência para a passata, que consiste em tomates sem pele e sem sementes espremidos e temperados apenas com um pouco de sal. Ou seja, não possui adição de conservantes e, por isso, sai ganhando em relação aos benefícios para o organismo. Além disso, o preparo da passata também é muito fácil: basta aquecer e temperar.