May 19, 2024

Você sabe o que comer antes de dormir?

Confira boas opções de alimentos para consumir antes de dormir que saciam a fome e não atrapalham o seu sono.

Você sabe o que comer antes de dormir?

Seja para evitar a insônia ou saciar a fome do fim do dia, saber o que comer antes de dormir é fundamental para garantir a qualidade do sono. Afinal, alimentos pesados ou gordurosos podem gerar indigestão e atrapalhar seu momento de descanso. 

O ideal para a ceia é priorizar alimentos saudáveis, nutritivos e que não elevem os níveis de açúcar no sangue – ou seja, que não promovam mais energia ao organismo para que você consiga adormecer com tranquilidade. Além disso, eles devem ter uma rápida digestão – assim, seu organismo pode focar em dormir ao invés de ter que se esforçar para metabolizar os alimentos. 

Confira boas opções de alimentos para dormir bem e satisfeito!

Frutas

Para uma ceia simples e prática, as frutas são a melhor pedida. Para este momento, opções como maçã, abacate e banana são recomendadas por serem fontes de nutrientes, fibras e por garantirem a sensação de saciedade. A dica é não exagerar nas porções para não ir para a cama com o estômago muito cheio.

Ovos

Para quem segue uma dieta rica em proteínas visando o ganho de massa magra no corpo, os ovos podem ser uma excelente opção para comer antes de dormir. Para aumentar o valor nutricional do prato, você pode incluir verduras, legumes ou sementes, como a chia.

Iogurte natural

Já para quem está em uma dieta com foco em perda de peso, o iogurte natural é fonte de proteínas, promove saciedade e pode ser combinado com diversos complementos. Sementes como a quinoa e a chia são opções que podem aumentar a quantidade de fibras do iogurte e deixar o lanche noturno mais nutritivo. Por conta do momento do dia, o iogurte natural desnatado possui menos gorduras na composição, sendo a melhor opção.

Pasta de amendoim

A pasta de amendoim sem açúcar é um ótimo complemento para torradas e pães integrais antes de dormir. Além de saciar a vontade de comer doces, ela é rica em proteínas e gorduras boas para o organismo. 

Chás

É preciso cuidado na hora de escolher o chá ideal para tomar antes de dormir. Opções como o chá preto são ricas em cafeína e devem ser consumidas preferencialmente no início do dia. Antes de dormir, os mais indicados são os derivados de folhas calmantes como a camomila, o capim-cidreira e a hortelã. Além de acalmar, eles hidratam o corpo e esquentam nos dias frios.