May 19, 2024

Descubra como fazer substituições saudáveis na sua alimentação

As substituições alimentares são fundamentais para uma vida mais saudável e equilibrada. Confira!

Descubra como fazer substituições saudáveis na sua alimentação

Quando buscamos uma reeducação alimentar, as substituições são fundamentais para que possamos seguir um plano nutritivo, equilibrado e de acordo com as nossas necessidades. Saber priorizar os ingredientes naturais, orgânicos e menos calóricos é uma missão importante para os que desejam manter uma dieta funcional e ampliar as opções nos cardápios da semana.

Nessas trocas, o ideal é tentar manter o mais próximo dos aspectos de sabor e textura dos alimentos desejados, como substituir a batata frita por chips de batata doce, por exemplo. 

Confira algumas substituições para deixar a sua alimentação mais saudável! 

Farinha branca por farinha integral

A farinha integral é perfeita para o preparo de pães, bolos e tortas, e o melhor: sem alterar o sabor da preparação. Ela é rica em fibras alimentares que melhoram o funcionamento do intestino e também diminuem o índice glicêmico.

Cereais matinais por aveia

Normalmente, os cereais matinais apresentam uma alta quantidade de açúcar, sobrecarregando o organismo. Portanto, dê preferência pela aveia, que acompanha perfeitamente uma porção de frutas. Em forma de farinha, flocos ou farelo, ela também é uma ótima fonte de fibras alimentares para o organismo, proporcionando saciedade e favorecendo o emagrecimento.

Pipoca industrializada por pipoca caseira

O melhor acompanhamento para o filme do fim de semana pode ser saudável e livre de gordura. Feita no micro-ondas com apenas milho, água e sal, a pipoca saudável preserva os antioxidantes encontrados no milho, tornando-o importante para combater os radicais livres e assim, prevenir o envelhecimento precoce das células.

Macarrão tradicional por macarrão de abobrinha

O macarrão tradicional é feito com farinha branca e acumula uma alta quantidade de carboidratos no nosso corpo, ocasionando no ganho de peso. Além da substituição pelo macarrão integral, você também pode fazer um macarrão de abobrinha ou até mesmo de outros legumes. A receita é muito simples: basta ralar a abobrinha como se fosse um espaguete, cozinhar e temperar como preferir. 

O prato é rico em vitaminas do complexo B que ajudam a regular as funções do organismo, como a produção de hormônios e o fortalecimento do sistema imune.

Molho pronto por molho caseiro

Assim como a maioria dos produtos industrializados, o molho de tomate também apresenta diversos conservantes. Desse modo, para substituí-lo por uma opção mais saudável, você pode fazer o seu molho caseiro e garantir a ingestão de agentes antioxidantes, como o licopeno, deixando o corpo mais nutrido e livre de enfermidades.

Temperos artificiais por naturais

Pare de comprar temperos prontos e passe a utilizar alho, cebola, orégano e tantos outros disponíveis para deixar a sua refeição muito mais saborosa. Os temperos frescos e naturais são livres de conservantes e aditivos químicos, garantindo uma alimentação mais saudável.

Refrigerante por sucos naturais

Não é segredo que os refrigerantes possuem uma grande quantidade de açúcar, ocasionando na inflamação do organismo. Por isso, o ideal é sempre optar por sucos naturais, feitos da polpa da fruta, garantindo a ingestão de fibras, vitaminas e minerais que tornam o corpo saudável.