May 14, 2024

Dicas de graduação na área da saúde 

Existem pessoas que acreditam que os únicos cursos de graduação válidos para atuar na área da saúde são medicina ou enfermagem, no entanto, é possível atuar nesse setor tão importante através de outros cursos superiores que exploram o desenvolvimento de habilidades e competências bem diferentes. 

Com o avanço da tecnologia para o setor da saúde e a necessidade de um processo cada vez mais completo para certos tratamentos, atualmente diversas profissões são essenciais para o funcionamento preciso do setor, que incluem desde serviços de assistência social até mesmo químicos para o desenvolvimento de novos produtos medicinais. 

Este artigo mostrará quais são os principais cursos de graduação em EAD para quem quer atuar na área da saúde, mas acredita que medicina e enfermagem, não seja o curso ideal! 

Química

É comum que as pessoas associam a graduação online em Química a carreira de professor, mas o que todos deveriam saber é que é possível encontrar esse curso no formato de bacharelado e entre as inúmeras áreas de atuação que os graduados podem escolher, temos a Química Medicinal. 

As pessoas que realizam a graduação em Química bacharelado EAD podem optar por se especializar no setor de Química Medicinal, também conhecida como Química Farmacêutica, com o objetivo de realizar pesquisas para desenvolver novos medicamentos e aprimorar os existentes no mercado.  

Serviço Social

A graduação em Serviço Social EAD é uma ótima alternativa para começar uma carreira promissora em clínicas e hospitais, principalmente para quem deseja fazer valer as políticas públicas para pessoas das camadas sociais mais vulneráveis, além de garantir o cumprimento dos Direitos Humanos.  

Em clínicas e hospitais, esses profissionais irão atuar como assistentes sociais, e seu papel principal será defender os direitos dos pacientes e oferecer acolhimento, além de realizar atividades de integração, processos para facilitação das pessoas e outros serviços.

Biomedicina 

A faculdade EAD em Biomedicina é uma das mais procuradas para quem deseja atuar no ramo da saúde, tendo como principal foco o estudo de doenças para buscar seus possíveis tratamentos. Muitos consideram essa graduação um meio termo entre a Medicina e Biologia, justamente por contemplar os dois mundos. 

Quando formados, esses profissionais irão atuar em laboratórios para realizar o estudos dos microorganismos que podem ajudar diretamente na prevenção de enfermidades, ou em outros setores como realizando inseminação artificial. 

Farmácia

O curso de Farmácia é outra opção de curso da área de biológicas que permite a atuação direta na saúde, seja em hospitais, farmácias ou laboratórios, esses profissionais são fundamentais para o funcionamento desse setor tão importante. A indústria farmacêutica é uma das maiores atualmente e por isso, esse curso é uma ótima opção para quem busca uma carreira promissora e cheia de oportunidades. 

Durante o curso, os alunos estudam a composição e processos necessários para a criação de medicamentos, cosméticos e outros produtos, bem como os seus efeitos quando são usados. Com esse conhecimento adquirido, após formado esses profissionais podem atuar em laboratórios de análises clínicas e toxicológicas, na indústria alimentícia, em farmácias, na indústria de cosméticos, em hospitais e farmácias.  Diante dessas informações, é possível compreender que as possibilidades para quem deseja atuar na área da saúde vão muito além da medicina ou enfermagem, além dos cursos citados, qualquer outro curso como a graduação em Gestão Comercial EAD, pode ser usado para atuar em hospitais ou clínicas.