May 14, 2024

Portaria terceirizada: para a empresa, qual a diferença?

No mundo corporativo, a busca por soluções eficientes e econômicas é uma constante. Dentre as diversas áreas que podem ser terceirizadas, a portaria é uma das mais recorrentes. Contudo, é importante entender a diferença entre uma portaria terceirizada e uma portaria tradicional. 

Neste artigo, iremos explorar os benefícios e as distinções entre esses dois modelos, destacando o papel de uma empresa de segurança e de limpeza, bem como a ascensão da portaria remota e a terceirização de serviços.

Portaria terceirizada: otimizando recursos e expertise

Ao optar por uma portaria terceirizada, a empresa delega a responsabilidade da gestão e operação da portaria a uma empresa especializada. Essa decisão permite que a organização concentre seus esforços em seu core business, enquanto conta com profissionais treinados e experientes para cuidar da segurança e do controle de acesso.

Nesse sentido, as empresas de segurança desempenham um papel fundamental. Com seus conhecimentos técnicos e recursos humanos capacitados, elas garantem a tranquilidade necessária para a empresa contratante. Além disso, a utilização de tecnologias avançadas de vigilância e monitoramento contribui para um ambiente seguro e protegido.

Por outro lado, a terceirização da portaria também pode envolver a contratação de uma empresa de limpeza para assegurar a higienização e manutenção adequada das áreas comuns. Dessa forma, a empresa contratante pode desfrutar de um ambiente limpo e organizado, sem se preocupar com a gestão direta desse serviço.

Portaria remota: a evolução do modelo terceirizado

Com o avanço da tecnologia, surgiu a modalidade de portaria remota. Nesse modelo, a empresa contratante substitui a presença física de um porteiro por um sistema de vigilância remota, monitorado por uma central especializada. Através de câmeras e dispositivos de comunicação, é possível controlar o acesso, realizar cadastros e monitorar as atividades em tempo real.

A portaria remota apresenta vantagens significativas em relação ao modelo tradicional, como redução de custos operacionais e maior agilidade no atendimento. Além disso, a tecnologia utilizada permite o registro e armazenamento de dados, facilitando a gestão e análise das informações relacionadas à segurança.

Terceirização de serviços: foco no negócio principal

A terceirização de serviços, incluindo a portaria, tem se mostrado uma estratégia eficaz para muitas empresas. Ao optar por terceirizar, a organização delega atividades secundárias a especialistas, permitindo que ela concentre seus esforços e recursos no que realmente importa: o seu negócio principal.

Através da terceirização, é possível acessar profissionais altamente qualificados, bem como tecnologias de ponta, sem a necessidade de investimentos diretos. Além disso, a flexibilidade na contratação e a possibilidade de ajustar os serviços de acordo com a demanda tornam a terceirização uma opção atrativa para empresas de diferentes tamanhos e segmentos.

Conclusão

A portaria terceirizada oferece uma série de benefícios para as empresas, desde a otimização de recursos e expertise, com a contratação de empresas de segurança e limpeza especializadas, até a adoção da portaria remota, aproveitando-se dos avanços tecnológicos. A terceirização de serviços, incluindo a portaria, permite que as empresas foquem em seu core business, reduzindo custos e aumentando a eficiência operacional. Com uma abordagem estratégica, a terceirização da portaria se mostra uma opção viável e vantajosa para as empresas, contribuindo para um ambiente seguro e produtivo.